sexta-feira, 11 de novembro de 2011

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO X INTERNET

Interpretar um texto, é complicado para as crianças do 4ºano do Fund I, mas pesquisar na internet sem o "Ctrl V", fica pior.
A professora pediu aos alunos que pesquisassem sobre a "Proclamação da república". Bom até ai tudo bem, pois eles encontraram vários sites que explicavam a mesma ou quase a mesma coisa. A discussão foi: -Professora? Pode ser esse aqui? É o menor de todos!
Abrimos as questões: Vamos procurar um texto que vocês lendo possam entender com facilidade. Pesquisando, encontramos o site do Smartkids, onde os textos são de fácil entendimento.
Outra questão: E ai o que fazer? Ler? Copiar? não Ler e Entender? Depois de algumas leituras, perguntamos a alguns alunos o que eles tinham entendido. Veio a resposta: Um monte de gente, tentando fazer alguma coisa em alguns lugares.............
Vamos lá: Começei a trabalhar com eles o parágrafo e a idéia do que é parágrafo:Pequena parte ou seção de discurso, capítulo etc. que forma sentido completo e independente. a partir daí, começamos a ler juntos cada parágrafo e discutir o que cada um tinha entendido dele, só ai é que colocamos essas idéias no papel. Ao término do texto, eles tinham o registro de toda a ideia do texto, inclusive "aquele cara", passou a ser Tiradentes. "Num lugar", passou a ser Minas Gerais.
Os alunos foram percebendo que nem tudo que se põe na internet é a verdade absoluta e o fato de fazer um trabalho pesquisado e encontrá-lo já pronto, como em muitos os casos, ele tem de ler e interiorizar esse conhecimento.
Como eu disse: Gente é como se lesse um livro impresso, a diferença é a posição do livro e o lápis é o teclado.

4 comentários:

  1. Olá Eliana, Adorei conhecer teu espaço! E lindo demais é este relato que postaste aqui acima. Participo com você do amigo oculto do Edublogueiros, por isso cheguei até aqui... Que maravilha né! Gostaria de saber se posso postar este teu relato no blog Diálogo com as Tics, é um blog que tenho junto com minhas colegas da faculdade ele é fruto de um trabalho que está sendo realizado na disciplina Novas tecnologias na Educação. Penso que seu relato ilustraria bastante o porquê desta disciplina e de tantas discussões que tem sido criadas entorno desta temática.... Aguardo sua aprovação! Beijos!!

    Aqui está o link do blog, caso queira conhecê-lo http://dialogotics.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Eliana, Não resisti e publiquei seu relato lá no blog.. Rsrrs Está programado para dia 17/11 na próxima quinta-feira. Espero que goste e que não fique chateada comigo... Beijos Grandes!!!!!

    ResponderExcluir
  3. vi seu blog na comunidade, parabéns ele é muito bonito e bem feito, já estou seguindo.
    aguardo visita em meu blog, tem uma dica legal pra vc.
    http://www.aumentetrafegosblog.blogspot.com
    sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, Eliana, sou professor de Língua Inglesa de uma determinada escola do Recife e para o ano de 2012 recebi a proposta de trabalhar na área de informática, estou levantando um projeto que possa fornecer ao corpo docente e aos alunos uma melhor qualidade de uso da sala de informática. Gostaria de conhecer melhor seu trabalho e projetos, de acordo com o que fui lendo adorei seu trabalho e gostaria de ter sua ajuda. Meu e-mail gr8bruno@hotmail.com
    Grande abraço. Professor Max Bruno!

    ResponderExcluir

Comentários, sejam bem vindos.