sábado, 16 de julho de 2016

A escola que temos hoje é de ontem?


A escola do futuro ou do passado?
A escola tem WIFI?
Passamos por situações de conflito, nas quais alunos, revindicam o acesso ao Wifi da escola e o uso da sala de informática.
A escola ainda hoje, apesar de toda a tecnologia já existente, ainda sobrevive com giz, lousa e saliva do professor. Temos sim escolas com computadores, data show, mas estes, muitas vezes sem muitas condições de uso, pois temos problemas de manutenção dos equipamentos e até mesmo de acesso a internet, por linha telefônica.
A cultura evoluiu, mas o sistema educacional continua do século passado. Como disse anteriormente em outra postagem. Temos uma escola com estrutura do século 19, tentamos reformular a educação ás bases do século 20 e temos alunos do século 21 matriculados nela.
Como podemos ter uma escola atrativa para os alunos se esta, não traz para seu interior a realidade social?
A nossa sociedade é abarrotada de informação de todos os campos.e para isso, a escola deve desenvolver no aluno as competências e habilidades de como tratar essa informação e transformá-la em conhecimento. A escola não pode mais ser um modelo baseada em assimilação de conteúdos, mas sim de interação desses conteúdos com a informação, gerando assim um aprendizado mais condizente com a realidade do aluno, mas significativo para ele.
Estamos em uma Era de inclusão digital. Pera ai, inclusão digital é a democratização do acesso às tecnologias, de forma a permitir a inserção de todos na chamada  sociedade de informação. Não é só isso, também implica no desenvolvimento de competências para o seu uso.
Se a escola não oferecer oportunidades de desenvolvimento dessas competências, a inclusão seria pífia.
A escola tem computadores, mas desenvolve as competências para o seu uso? A escola tem planejamento, ou pelo menos um tópico de como desenvolver essas competências no aluno e professores?
No Brasil, a defasagem do uso das novas tecnologias é muito grande, não só na rede pública, mas também em muitas escolas da rede privada. Para isso, muitos governos e gestores, buscam uma formação continuada para professores para o uso das novas tecnologias.
A falta de percepção da importância das novas tecnologias na educação, traz a dicotomia entre a planejamento de "sala de aula" e planejamento da "sala de informática".
Assim sendo, temos de integrar as tecnologias em nossa proposta pedagógica, assim como, já esta disponível a lousa e o giz.
As novas tecnologias, tem de serem agregadas, assim como foi incorporada a lousa, o giz e os livros didáticos.
O docente está aberto as novas mudanças que ocorrem na educação através das novas tecnologias? O docente faz seu planejamento já incorporando as novas tecnologias? Se faz, ele consegue muitas vezes ter o acesso a elas, disponibilidade?
Na proposta pedagógica da escola, as novas tecnologias fazem parte dos planejamentos e estão sempre disponíveis? No plano escolar, a "sala de informática" é uma sala simplesmente, mais uma, para limpar? Nesse plano, essa sala de informática, tem um planejamento que o professor se encaixa ou é a sala de informática que se encaixa no planejamento do professor?
Até responder essas questões, vejo sim, alunos que se dizem incluídos digitalmente, usando celulares antes, durante e depois das aulas, para tirar 'selfie". Ainda, não presenciei uma pesquisa relacionada ao conteúdo, feita por alunos com celular. Computador? Piscou, os alunos estão nos jogos ou vendo vídeos, sem relação com o conteúdo que está sendo trabalhado.
Nessa realidade, vejo alunos e professores mal preparados para o uso dessas tecnologias.