sábado, 2 de janeiro de 2010

LETRAMENTO DIGITAL; DESAFIOS


Um ensino educacional pode sim ser consistente em seus objetivos e metodologias, sem nenhum recurso tecnológico, porém ao incorporar um trabalho à distancia, em meio virtual, precisa necessariamente de um planejamento que e desenvolva a aprendizagem no âmbito do letramento digital.
O uso da Internet na educação potencializa o alcance dos objetivos pedagógicos, proporcionando aprendizagens específicas na âmbito do letramento digital. Podem ser sistematizados em três aspectos:

Aprender a pesquisar

Diante de uma grande quantidade de informações veiculadas na Internet, é preciso formar o leitor para selecioná-las. Que sites trazem informações mais confiáveis, por exemplo, em caso de pesquisa? Quais conteúdos de domínio público podem ser usados sem problemas de direitos autorais? Que locais na rede oferecem informações culturais ou científicas qualificadas? Essas são algumas das questões que podem nortear o trabalho com leitura crítica de conteúdos da Internet, para possibilitar que o aluno desenvolva sua capacidade de seleção de informações.
Esse trabalho de pesquisa na Internet envolve processos cognitivos, tais como levantamento de hipóteses, análise, comparação e síntese, além de habilidades para leitura de textos não-lineares, como hipertextos, e aqueles que se articulam também com imagem, áudio e vídeo.

Aprender a publicar

Uma possibilidade importante na Internet é a facilidade de publicação e difusão de qualquer tipo de conteúdo (texto, imagem, áudio ou vídeo). No meio digital, pode-se publicar a partir de soluções sofisticadas ou simples, como as ferramentas para construção de blogs, voltadas principalmente para o público leigo. Essa característica contribui para o desenvolvimento de projetos pedagógicos em que professores e alunos produzam trabalhos que os qualifiquem como autores, e não como meros consumidores de informação.
Contudo, a publicação de conteúdos na Internet escapa à avaliação e ao controle de qualidade. As pessoas podem publicar o que quiserem e deixar disponível para qualquer um ler e decidir individualmente sobre sua qualidade. Para assegurar qualidade no uso educacional desse recurso, é necessário orientar os alunos a planejar o que será divulgado, definir tamanhos e tipos de documentos, a navegação entre eles, num trabalho que envolve produção e edição de informações. É preciso que o aluno tenha algo importante a dizer e a publicar, e que se veja como autor.

Aprender a comunicar-se digitalmente

Ambientes interativos como fóruns, salas de bate-papo e listas de discussão são os mais populares na Internet. Todos têm a finalidade de colocar grupos de pessoas em comunicação, mas as características de cada um os tornam mais adequados a este ou àquele tipo de uso.
Do ponto de vista da educação, representam uma oportunidade para os professores trabalharem com seus alunos as habilidades de comunicação e expressão e suas particularidades no meio digital. Além disso, possibilitam a realização de trabalhos colaborativos, intercâmbios, debates, grupos de estudos, entrevistas etc.



3 comentários:

  1. Olá, professora! Obrigado por acompanhar meu blog, nele sempre um pouco do cotidiano do trabalho escolar pincelado pelos meus próprios aprendizados diários!

    Abraços e volte sempre!

    ResponderExcluir
  2. olá, sou Renata Cabral, estou me formando em pedagogia, e fazendo uma pesquisa descobri seu blog, amei a linguagem e me ajudou bastante, vou ser uma seguidora de hoje em diante.um abraço

    ResponderExcluir

Comentários, sejam bem vindos.