GESTÃO COORDENAÇÃO PROFESSOR EM SALA DE AULA
Aqui existem tópicos que devem sim serem discutidos señão no planejamento em três dias e sem muitos professores, mas durante os HTPC's desenvolvidos. Nesses tópicos existem questões que devem sim serem discutidas por todos os seguimentos e dai sim, poderemos fazer um plano para a escola, a partir da realidade da mesma.
Planejamento Escolar 2010
ORIENTAÇÕES DO EF CICLO I PARA ORGANIZAÇÃO DO
PLANEJAMENTO ESCOLAR 2010
O QUE CADA UNIDADE ESCOLAR PRECISA GARANTIR NO PLANEJAMENTO 2010
Organizar momentos coletivos para discussão de:
1- Questões ligadas à gestão da escola:
Dar ciência a todos sobre documentos oficiais da SEE/CENP/FDE;
Integração da equipe: acolhimento dos professores; envolver a coordenação pedagógica, os professores e os funcionários no processo de discussão das questões gerais do ano letivo;
Análise da Proposta Pedagógica para adequações necessárias;
Organização dos espaços e ambientes (especialmente do 1º ano);
Socialização e incentivo para uso dos materiais do Programa e outros de que a escola dispõe;
Organização das HTPC: que seja um espaço efetivo de discussão de situações didáticas ajustadas às necessidades de aprendizagem dos alunos e também como espaço de formação;
Apresentar um balanço das metas que foram alcançadas e das que não foram, relacionando-as com os índices da escola nas avaliações institucionais (IDESP) e avaliações internas (sondagem/conselhos de série);
Promover a construção de combinados da equipe escolar;
Informar sobre a constituição das classes e a distribuição dos alunos;
Apresentar os materiais disponíveis: acervo literário, materiais do Programa Ler e Escrever, tecnológicos, espaços pedagógicos disponíveis;
2 - Questões ligadas à Coordenação Pedagógica
Plano de Ensino: o plano de ensino deve estar focado nas necessidades de aprendizagem apontadas pelas avaliações e orientado pelas Expectativas de Aprendizagem e uso do material como apoio didático;
Organização de situações diagnósticas: orientações para elaboração e análise, bem como de instrumentos de registro para acompanhamento;
Critérios e combinados para organização de grupos de apoio;
Dinâmica de funcionamento das salas de PIC;
Desempenho dos estudantes (mapas de sondagem/resultados internos); pontos que concentram dificuldades de aprendizagem; estratégias que funcionaram ou não;
Definir as metas por disciplina ou área de estudo;
Buscar consenso em torno das propostas pedagógicas (expectativas de aprendizagens/concepções) e formas de avaliação;
Planejamento do acolhimento dos alunos no primeiro dia de aula;
Discutir as orientações curriculares (expectativas de aprendizagem) elegendo conteúdos e situações didáticas ajustados às necessidades de aprendizagem dos alunos;
Discutir reunião de pais (definição do que precisam ser informados), entrega da “cartilha aos pais”;
Plano anual e eleição de conteúdos: coordenador e professores – o planejamento passa a ser operado entre as classes.
3 - Questões ligadas ao/] Plano de Ensino de cada professor
Rever a abordagem dos conteúdos nas diferentes modalidades organizativas;
Analisar registros sobre a aprendizagem dos alunos (conselhos de série/SARESP);
Preparar, aplicar e analisar resultados de situações diagnósticas;
Âmbito da sala de aula: o professor organiza e detalha o trabalho; foco na classe;
Planejar as primeiras semanas e o diagnóstico;
Montar a rotina semanal;
Preparar as atividades;
Levantar os recursos materiais para as aulas;
Prever como serão as reuniões de pais.
Equipe do Ensino Fundamental Ciclo I
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários, sejam bem vindos.