quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

ORIENTAÇÃO SOBRE PLANEJAMENTO

Achei um tópico interessante sobre planejamento, onde envolve os três eixos da escola:
GESTÃO  COORDENAÇÃO  PROFESSOR EM SALA DE AULA
Aqui existem tópicos que devem sim serem discutidos señão no planejamento em três dias e sem muitos professores, mas durante os HTPC's desenvolvidos. Nesses tópicos existem questões que devem sim serem discutidas por todos os seguimentos e dai sim, poderemos fazer um plano para a escola, a partir da realidade da mesma.

Planejamento Escolar 2010


ORIENTAÇÕES DO EF CICLO I PARA ORGANIZAÇÃO DO

PLANEJAMENTO ESCOLAR 2010


O QUE CADA UNIDADE ESCOLAR PRECISA GARANTIR NO PLANEJAMENTO 2010



Organizar momentos coletivos para discussão de:



1- Questões ligadas à gestão da escola:

Dar ciência a todos sobre documentos oficiais da SEE/CENP/FDE;

Integração da equipe: acolhimento dos professores; envolver a coordenação pedagógica, os professores e os funcionários no processo de discussão das questões gerais do ano letivo;

Análise da Proposta Pedagógica para adequações necessárias;

Organização dos espaços e ambientes (especialmente do 1º ano);

Socialização e incentivo para uso dos materiais do Programa e outros de que a escola dispõe;

Organização das HTPC: que seja um espaço efetivo de discussão de situações didáticas ajustadas às necessidades de aprendizagem dos alunos e também como espaço de formação;

Apresentar um balanço das metas que foram alcançadas e das que não foram, relacionando-as com os índices da escola nas avaliações institucionais (IDESP) e avaliações internas (sondagem/conselhos de série);

Promover a construção de combinados da equipe escolar;

Informar sobre a constituição das classes e a distribuição dos alunos;

Apresentar os materiais disponíveis: acervo literário, materiais do Programa Ler e Escrever, tecnológicos, espaços pedagógicos disponíveis;



2 - Questões ligadas à Coordenação Pedagógica

Plano de Ensino: o plano de ensino deve estar focado nas necessidades de aprendizagem apontadas pelas avaliações e orientado pelas Expectativas de Aprendizagem e uso do material como apoio didático;

Organização de situações diagnósticas: orientações para elaboração e análise, bem como de instrumentos de registro para acompanhamento;

Critérios e combinados para organização de grupos de apoio;

Dinâmica de funcionamento das salas de PIC;

Desempenho dos estudantes (mapas de sondagem/resultados internos); pontos que concentram dificuldades de aprendizagem; estratégias que funcionaram ou não;

Definir as metas por disciplina ou área de estudo;

Buscar consenso em torno das propostas pedagógicas (expectativas de aprendizagens/concepções) e formas de avaliação;

Planejamento do acolhimento dos alunos no primeiro dia de aula;

Discutir as orientações curriculares (expectativas de aprendizagem) elegendo conteúdos e situações didáticas ajustados às necessidades de aprendizagem dos alunos;

Discutir reunião de pais (definição do que precisam ser informados), entrega da “cartilha aos pais”;

Plano anual e eleição de conteúdos: coordenador e professores – o planejamento passa a ser operado entre as classes.



3 - Questões ligadas ao/] Plano de Ensino de cada professor

Rever a abordagem dos conteúdos nas diferentes modalidades organizativas;

Analisar registros sobre a aprendizagem dos alunos (conselhos de série/SARESP);

Preparar, aplicar e analisar resultados de situações diagnósticas;

Âmbito da sala de aula: o professor organiza e detalha o trabalho; foco na classe;

Planejar as primeiras semanas e o diagnóstico;

Montar a rotina semanal;

Preparar as atividades;

Levantar os recursos materiais para as aulas;

Prever como serão as reuniões de pais.



Equipe do Ensino Fundamental Ciclo I