RÁDIO MÍDIA PEDAGÓGICA
JUSTIFICATIVA
Com o término do módulo rádio, percebi que as mídias se inserem no espaço escolar, mas não na prática individual do professor.
Os pressupostos educacionais atuais, considera-se que as múltiplas dimensões do ser humano: intelectual, emocional, social e cultural precisam ser integradas nessas propostas.
Acreditar no ser humano e em suas capacidades e potencialidades e repensar a educação envolve diversificar as formas de agir e de aprender, considerando a cultura e os meios de expressão que a permeiam.
O uso dos recursos das diferentes mídias pode contribuir para o indivíduo desenvolver suas compreensões sobre o mundo e sobre a cultura em que vive, além de provocar transformações nas formas de perceber e aprender.
Aqui falo que antes de chegar no aluno, temos de preparar e desenvolver essa prática pedagógica no professor.
A tecnologia avança, mas a didática do professor não, continuamos com o mesmo tipo de sala, com a mesma escolha de livros didáticos, com a lousa e o giz e as mídias, são vistas na escola, como uma sala a mais, com horários agendados, como se fossem umas aulas extras. Continuamos com a mesma grade curricular, onde não temos flexibilidade e diversidade.
OBJETIVO
Proporcionar ao professor, momentos de reflexão e prática pedagógica com as diversas mídias presentes na escola.
Caminhar a uma prática pedagógica integrada a materiais e mídias diversificadas relaciona-se o que é ensinado na escola com as atuações dos alunos em determinados contextos.
PÚBLICO ALVO
Professores do ensino fundamental I, dispostos a um trabalho de reflexão e formulação pedagógica.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
2º semestre de 2009, sendo uma hora semanal no horário de estudo coletivo do professor.
METODOLOGIA
Através da exploração dos recursos tecnológicos disponíveis na escola. O professor vai se apropriar desse conhecimento. Conseqüentemente o professor fica mais seguro na sua utilização. Essa segurança o torna mais capaz de ousar e incrementar sua didática.
CONTEÚDO
Conhecimento através da exploração e experimentação:
*O computador e seu funcionamento
*A Internet
*O rádio e o CD
*A TV e o vídeo
*O Data-Show
AVALIAÇÃO
Coletiva ao final da aula, através de críticas e sugestões.
FORMAS DE REGISTRO
Registro das práticas através da observação do trabalho desenvolvido.
Registro das produções do professor individual ou em grupo
Esse registro deverá ser feito por mim e pela coordenação pedagógica da escola.
Esse projeto será apostilado com material do curso de mídias na educação, promovido pela USP e pesquisas em sites educativos que utilizem as mídias na educação.
www.educarede.org.br
www.portaldoprofessor.gov.br
www.mec.gov.br
www.universia.com.br
www.neteducacao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários, sejam bem vindos.