segunda-feira, 24 de agosto de 2009

RÁDIO ESCOLAR

PROJETO
RÁDIO: A INFORMAÇÃO ALCANÇA

PÚBLICO ALVO: Professores e alunos da 3ª série do Ciclo I

MÍDIAS: Micro computador, Rádio gravador com CD, Microfone.

OBJETIVO: A escola tem de provocar nos alunos, o letramento através de textos midiáticos para estimular atividades de leitura e/ou produção de textos. Textos estes que se aproximam de gêneros textuais como: notícias, reportagens, artigos, entrevistas.
Esse grande material tem na mídia radiofônica, onde encontramos todos esses gêneros e principalmente, são motivadores, pois se trata da realidade social.

JUSTIFICATIVA: Devido o momento da propagação da Gripe A, se faz necessário tomarmos medidas de socialização e divulgação no espaço escolar, sobre procedimentos a serem tomados pela população, para que o vírus não se espalhe, contagiando um grande número de pessoas.

METODOLOGIA: A rádio escolar pode se desenvolver a partir de grupos de alunos, que orientados por professores, que elaborarão um programa que envolva: notícias, músicas e informes da escola. Os alunos seriam divididos em grupos por temas, onde eles buscariam informações no rádio, sobre notícias e músicas. As notícias, entre outras, seriam sobre o tema da Gripe A. As músicas seriam de acordo com o repertório de preferência dos alunos. Os informes da escola, seriam informações que a escola, disponibiliza para todos os alunos, referente ao andamento escolar. Ex. Programação de reposição de aulas, APM, Conselho de Escola. Após a pesquisa sobre os temas, seria montada uma programação, onde eles mesmos seriam os locutores, para a divulgação desses dados. Essa divulgação seria no espaço do intervalo, onde os alunos teriam um microfone com amplificador, e um rádio com CD.

PROGRAMAÇÃO
Noticias: Informes de prevenção sobre a Gripe A
Músicas: De acordo com o repertório de preferência do aluno
Informes: Serão divulgados os informes da escola, sobre a reposição de aulas, Desenvolvimentos dos projetos, Conselho de Escola e APM.

RESULTADOS: Os resultados esperados seriam, além dos informes que seriam essenciais para a prevenção da gripe, seriam o desenvolvimento da atenção por parte do aluno, durante o intervalo, onde se poderia evidenciar uma melhora na disciplina neste espaço.

AVALIAÇÃO: A avaliação deverá ser realizada pela coordenadora pedagógica, através do acompanhamento de todo o desenvolvimento do projeto.

PROFESSORES ENVOLVIDOS: Eliana – sala de leitura e informática e Marly – 3º série E