segunda-feira, 24 de agosto de 2009

RÁDIO ESCOLAR

PROJETO
RÁDIO: A INFORMAÇÃO ALCANÇA

PÚBLICO ALVO: Professores e alunos da 3ª série do Ciclo I

MÍDIAS: Micro computador, Rádio gravador com CD, Microfone.

OBJETIVO: A escola tem de provocar nos alunos, o letramento através de textos midiáticos para estimular atividades de leitura e/ou produção de textos. Textos estes que se aproximam de gêneros textuais como: notícias, reportagens, artigos, entrevistas.
Esse grande material tem na mídia radiofônica, onde encontramos todos esses gêneros e principalmente, são motivadores, pois se trata da realidade social.

JUSTIFICATIVA: Devido o momento da propagação da Gripe A, se faz necessário tomarmos medidas de socialização e divulgação no espaço escolar, sobre procedimentos a serem tomados pela população, para que o vírus não se espalhe, contagiando um grande número de pessoas.

METODOLOGIA: A rádio escolar pode se desenvolver a partir de grupos de alunos, que orientados por professores, que elaborarão um programa que envolva: notícias, músicas e informes da escola. Os alunos seriam divididos em grupos por temas, onde eles buscariam informações no rádio, sobre notícias e músicas. As notícias, entre outras, seriam sobre o tema da Gripe A. As músicas seriam de acordo com o repertório de preferência dos alunos. Os informes da escola, seriam informações que a escola, disponibiliza para todos os alunos, referente ao andamento escolar. Ex. Programação de reposição de aulas, APM, Conselho de Escola. Após a pesquisa sobre os temas, seria montada uma programação, onde eles mesmos seriam os locutores, para a divulgação desses dados. Essa divulgação seria no espaço do intervalo, onde os alunos teriam um microfone com amplificador, e um rádio com CD.

PROGRAMAÇÃO
Noticias: Informes de prevenção sobre a Gripe A
Músicas: De acordo com o repertório de preferência do aluno
Informes: Serão divulgados os informes da escola, sobre a reposição de aulas, Desenvolvimentos dos projetos, Conselho de Escola e APM.

RESULTADOS: Os resultados esperados seriam, além dos informes que seriam essenciais para a prevenção da gripe, seriam o desenvolvimento da atenção por parte do aluno, durante o intervalo, onde se poderia evidenciar uma melhora na disciplina neste espaço.

AVALIAÇÃO: A avaliação deverá ser realizada pela coordenadora pedagógica, através do acompanhamento de todo o desenvolvimento do projeto.

PROFESSORES ENVOLVIDOS: Eliana – sala de leitura e informática e Marly – 3º série E

3 comentários:

  1. Olá Eliana!
    Bom ver você entre os seguidores do Leitura de Mundo.
    Gostei muito de seus projetos publicados socializando informações práticas e interessantes.
    Telma

    ResponderExcluir
  2. Oi, Eliana!

    Te encontrei lá no Ufa! e vim correndo conhecer teu espaço e já estou encantada!

    Esses projetos sobre o uso do rádio na escola, por alunos do ensino fundamental, vem ao encontro do que tenho discutido com minhas alunas do curso normal em nível médio!

    Vou mostrar para elas!!!

    Vou iniciar uma oficina em que pretendo trabalhar os usos possíveis das mídias nos nos iniciais!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá queridas amigas e amigos da educação quero indica o site www.radioescolamt.com e se precisa de qualquer informação sobre rádio na escola e posso ajudar.

      Excluir

Comentários, sejam bem vindos.