quarta-feira, 2 de setembro de 2009

USO PEDAGÓGICO DAS MÍDIAS

PALAVRAS INICIAIS

O que temos na escola? Uma sala de informática, com acesso a Internet, composta por 09 computadores (para 35 alunos), ligados em rede com um servidor. Não há manutenção, inclusive a impressora não está sendo usada porque não tem tinta e os computadores foram trocados e a impressora não foi instalada, lembrando que a instalação dos equipamentos e programas não é feita pela escola e sim pelo órgão responsável pela manutenção. Sabe como é né..............
A TV e vídeo? Antigas e muitas vezes não funcionam direito.
Nas escolas não há um trabalho sobre o uso pedagógico das mídias disponíveis ali.
Antes de mais nada, o que seria USO PEDAGÓGICO DAS MÍDIAS?

USO PEDAGÓGICO DAS MÍDIAS

Mídias é um vasto e complexo sistema de expressão, de comunicação e veiculação da informação, através do rádio, TV, jornal, Internet, máquina fotográfica, câmeras. Essas formas e instrumentos da mídia estão cada vez mais se fundindo em sistemas inter-relacionados.
A informação e o conhecimento não se encontram mais fechados no âmbito da escola, mas foram democratizadas. O novo desafio que se abre na educação, frente a esse novo contexto, é como orientar o aluno, a saber, o que fazer com essa informação, de forma a internaliza-la como conhecimento e, principalmente, como fazer para que ele saiba aplicar este conhecimento de uma maneira independente e responsável. Aqui não só o aluno, mas também o professor, orientá-lo ao uso pedagógico. Esse uso pedagógico seria o uso desses recursos na efetivação do processo ensino-aprendizagem.
O processo ensino-aprendizagem na escola se pauta em um conteúdo a ser trabalhado, onde fica a cargo do professor, resgatar esse conteúdo da realidade do aluno, para que a aprendizagem seja mais significativa.
A escola atualmente tem de ser um espaço onde ocorre a interação do indivíduo, no meio social e possibilitando que este mesmo indivíduo interaja na sociedade a transformando. Essa mesma escola não pode ficar inerte as mudanças sociais, sob pena de ficar na mesmice e distante do social, sem sentido de existir.
Aqui falo no sentido de existir porque, se temos as TIC’s que nos traz conhecimentos, informações, por que uma criança vai a escola? A mídia ensina tudo.........
A linguagem das mídias, repletas de imagens, movimentos e sons, atraem as gerações mais jovens que trazem para a sala de aula as suas experiências de cotidiano e se expressam conforme o seu mundo. Nesse contexto, o professor perde espaço, deixa de ser o centro das informações. Perde o controle do ensino, pois o professor foi formado para transmitir os conhecimentos.
O professor não pode se ver perdendo espaço para as mídias, mas sim procurar enxergá-las como aliadas para a produção de seu trabalho.
O trabalho do professor tem de ter respaldo na realidade que a mídia nos traz. Mas para isso, o professor e a escola têm de ter claro o uso pedagógico da mídia.
O uso pedagógico seria usar as mídias paras incrementar seu conteúdo com a realidade do aluno, para que esse conteúdo seja significativo e proporcione ao aluno o desejo de mais conhecimentos e conseqüentemente mais mudanças na sua forma de pensar e agir. Com o conteúdo mais incrementado, a escola se torna mais atraente e significativa e o professor mais seguro no processo de ensino-aprendizagem.

2 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog. Vai me ajudar muito no meu trabalho de vice-diretora do colégio onde trabalho. Visite meus blogs se vc achar interessante me siga, poderemos crescer juntas. Parabéns pelo trabalho. Além deste blog tenho também http://elienebatista.blogspot.com
    Eliene

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Comentários, sejam bem vindos.