domingo, 9 de maio de 2010

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO NA ESCOLA


Na escola, pensamos comunicação:

    Um bom trabalho passa pela identificação de idéias, ou seja, uma idéia é discutida por vários segmentos e essa discussão gera um corpo único. Para que isso ocorra, é fundamental a comunicação em todos os níveis e em todos os segmentos.
Como se fazer isso?

  • Bilhetes impressos para que os alunos levem em suas agendas, os informes da escola para os pais.

  • Atendimento aos pais, em horário disponível do professor, ou a qualquer tempo com a coordenação pedagógica.

  • Agenda do aluno, onde o professor e os pais, podem se comunicar.

 
Para incrementar essa comunicação e termos uma maior participação dos alunos, podemos criar uma "rádio escolar". Com os nossos recursos e discutindo com alunos do 4º e 5º ano, podemos criar um canal de comunicação, onde no horário da entrada e intervalo, com o auxílio de um microfone, um amplificador e um rádio com CD, poderão dar informes para os alunos e a escola também.
    Esses informes seriam elaborados por uma equipe formada de alunos, professores e pais, com o objetivo de informar pais, alunos e professores sobre os projetos desenvolvidos na escola. Muitas vezes, os projetos só se desenvolvem em sala de aula ou por série. Desta forma, estes seriam socializados para as demais séries/ano.
    No horário do intervalo, os alunos começariam a aprender a ouvir os informes, pois lá também estariam assuntos de seu interesse. Assim sendo, o intervalo que costumeiramente é um espaço de dispersão, aos poucos se transformaria em um espaço de atenção e integração entre os alunos e professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sejam bem vindos.