terça-feira, 14 de dezembro de 2010

NATUREZA DO PROJETO PEDAGÓGICO

A aprendizagem humana é uma associação de conhecimentos já adquiridos com os novos conhecimentos.
O processo ensino-aprendizagem é uma integração entre instrução e educação, seria uma apropriação dos conhecimentos, não só pela lógica, mas principalmente pela formação de sentimentos, qualidades e atitudes.
O projeto didático é uma idéia mais ampla, onde o professor e alunos imaginam uma ação, traçam um plano para torná-la real, realizam esse plano, controlam o processo, respondem aos acontecimentos imprevistos e chegam ao resultado projetado.
Um projeto é uma forma de ação pedagógica, onde ele pode ser interdisciplinar, porque parte de questões reais concretas e contextualizadas, envolvendo assim as diferentes áreas do conhecimento. O produto do projeto deve ser próximo das práticas sociais dos alunos. A avaliação deve ser feita durante todo o processo, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes. O tempo de duração vai depender da concordância em que a questão inicial foi respondida.
Quando propomos a estudar problemas reais, em vez dos conteúdos geralmente demarcados para uma determinada disciplina, acabamos tendo que adotar uma abordagem que envolve várias disciplinas de forma integrada.
Quando pensamos no significado da palavra “projeto”, nos remetemos a duas vertentes:
• Projeto de pesquisa - onde refere-se à:
Integração filosófica, técnica, científica, estética, própria das sociedades do conhecimento.
Hipóteses, problematizações.
Investigações, bibliografias, teorias ou práticas, experimentações, uso de critérios de verdade.
Busca de conclusões novas aceitáveis em uma determinada comunidade acadêmica, de grupo social específico.
Verbos bastante usuais
Investigar Conceituar Estudar
Descobrir Analisar Observar
Demonstrar Compreender Inferir
• Projeto pedagógico / didático – onde refere-se à:
Busca de melhorias na realidade de transformações sócio-educacionais, fundamentadas na práxis, próprias das sociedades da informação.
Ações a partir de temas da atualidade, de caráter interdisciplinar e estruturante ou complementar no currículo escolar.
Público alvo delimitado, prazos estabelecidos, metas a serem alcançadas.
Traz atualização das informações e de algumas condutas.
São alternativas de integração mediante necessidades circunstanciais de uma determinada comunidade.
Verbos bastante usuais
Apresentar Favorecer Promover
Desenvolver Formar Construir
Propiciar Auxiliar Realizar
Tanto o projeto pedagógico quanto o projeto de pesquisa caminham juntos nos processos educacionais, pois o desenvolvimento de pesquisas interferem diretamente nos projetos pedagógicos e vice-versa.
A pesquisa científica é a realização de um estudo planejado, sendo o método de abordagem do problema é o que caracteriza o aspecto científico da investigação. Quanto a abordagem ela pode ser quantitativa e qualitativa.
Na abordagem qualitativa, tem o ambiente como fonte de dados. As questões são estudadas no ambiente em que elas apresentam. Dados descritivos, retratando um maior número de elementos existentes da realidade estudada. A utilização deste tipo de abordagem defere da abordagem quantitativa pelo fato de não utilizar dados estatísticos como o centro de análise de um problema, não tendo portanto. A prioridade de numerar ou medir unidade.
Na abordagem quantitativa, esta relacionado ao emprego de recursos e técnicas estatísticas que visem quantificar os dados coletados. No seu desenvolvimento, deve-se formular hipóteses e classificar a relação entre variáveis para garantir a precisão dos resultados.