domingo, 12 de fevereiro de 2012

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA

Não é só de leitura e escrita que se formam os alunos, mas também pensar na organização dos espaços, nos agrupamentos e nos desafios.
A escola é, por excelência, um lugar de leitura. Antes da leitura da palavra, já existia e leitura de mundo, inclusive, a leitura de mundo vem antes da escrita.
Para se formar leitores - um dos principais desafios da escola – é importante pensarmos em critérios de escolha para compor o acervo da classe.
Para aprender a ler e para aprender a gostar de ler, é fundamental que as experiências dos alunos com a leitura sejam bem planejadas desde o início.
O sucesso de uma atividade depende de diversas variáveis, desde a organização dos alunos até aquilo que você fala, passando pelos materiais utilizados e até mesmo pela maneira como você direciona a explicação de um assunto.
Na organização dos espaços de leitura na sala de aula, não existe privilégio de um tipo de leitura, em detrimento de outro, mas sim, as leituras se complementando e dando significado para o aluno.
LER PARA


APRENDER ESTUDAR ENTENDER PARTICIPAR

SORRIR CONSTRUIR ATUAR REFLETIR

EMOCIONAR VIVER INTERAGIR MODIFICAR

ADAPTAR QUESTIONAR ACEITAR RELACIONAR

A sala de aula deve proporcionar essa ligação entre o saber do aluno e o saber cultural que permeia a escola.
Alguns exemplos de espaços de leitura em sala de aula:

Cantinho dos livros
Livros didáticos e paradidáticos
Fichas de leitura
Gravuras para produção de texto
Fichas com dificuldades ortográficas
Fichas com dificuldades gramaticais

Cantinho dos jogos
Jogos de raciocínio
Jogos de cooperação
Jogos de desafios
Jogos de conhecimentos

Cantinho de atividades diversas
Mapas
Globo Terrestre
Relógio
Material para experiências

Cantinho dos brinquedos
Brinquedos individuais e coletivos

Cantinho interativo
Computador se tiver na sala.
Jogos de computador
Lista de sites de pesquisa
CD / DVD
Pen Drive