domingo, 11 de outubro de 2009

A TV E A ESCOLA

A televisão é um meio de comunicação em massa, acessível a quase todos, se não for a todos e de grande influencia, pois é através dela que se dá os “adornos” da nossa sociedade. Ela também é sedutora, pois usa sons, cores e imagens para captar a atenção do telespectador.


A televisão é cultural, faz parte de nossas vidas e, assim sendo, os alunos trazem para a escola, o seu aprendizado com a televisão.

Ai cabe ao professor, não mais filtrar o que o aluno vê, mas propor uma reflexão para o aluno do que ele vê. Clarear para o aluno que nem tudo que a TV transmite é verdade ou traz uma boa formação cultural para ele.

Ao professor na escola, não cabe rever a programação, mas discutir com os alunos a programação já existente, posicionando os aspectos positivos e negativos.

O aluno já vem para a escola com uma grande carga de estresse por conta do excesso de informação disponível na mídia, aqui não só TV, mas rádio, jornal, Internet.

Quando um aluno vem para a escola, tratando de algum programa que viu na TV, não adianta o professor bloquear. Ai é a hora de parar e discutir esse programa. Colocar o aluno no centro do entendimento daquilo que lhes foi transmitido, assim podemos apontar valores, regras, normas que devem ou não ser seguidas, visando sua formação social, moral e ética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sejam bem vindos.