terça-feira, 20 de outubro de 2009

MIDIAS NA ESCOLA

           Na era da tecnologia, uma infinidade de mídias, especialmente as que visam a comunicação em massa, fazem parte da vida das pessoas como se fosse algo indissolúvel delas próprias. Essas mídias: TV; Internet; rádio; revista; jornal; Cd; DVD; cinema, visam o controle comportamental das pessoas e estão carregadas de ideologias que acabam por citar padrões de comportamento, definindo o que é belo, o que oferece status, poder, controle. As mídias são usadas para manipular, ao mesmo tempo em que são manipuladas.
            A escola, em épocas passadas, era tida como “detentora” dos saberes, mas hoje, encontra-se em partes, desorientada, assim como muitos pais, por não conseguirem dar conta de acompanhar a evolução tecnológica. Os professores deveriam ser o elo de ligação entre os conhecimentos e os alunos, agora ocupam um papel coadjuvante no processo, ou por falta de conhecimento, insegurança ou mesmo criticidade.
            O nosso sistema educacional é fragmentado e vem “de cima para baixo”, muitas vezes assim, não indo de encontro a realidade do aluno e o seu objetivo de aprender na escola.
            A aprendizagem se faz em qualquer lugar, com os vários tipos de mídias que dispomos. Então: Porque aprender na escola? O que aprender na escola? Para que aprender na escola?
            A educação escolar supõe uma seleção no interior da cultura e um reelaborar dos conteúdos da cultura a serem transmitidos, ou seja, os conteúdos a serem recortados entre todos os conhecimentos sistematizados e acumulados historicamente pela sociedade, que deverão fazer parte do currículo.
            O currículo escolar, não é apenas algo a ser reproduzido, mas a ser modificado e reconstruído, promovendo a interação entre teoria e prática.
            A discussão sobre novos currículos e práticas educacionais torna-se fundamental neste cenário, pois de nada adianta trocar a roupagem de velhas práticas. Portanto, a inserção de tecnologias da informação e comunicação é entendida em conjunto com novas oportunidades para se repensar e redesenhar os currículos e traduzir novas práticas à luz da discussão de novas aprendizagens.
            São muitos os recursos a nossa disposição para aprender e para ensinar. O novo currículo, para ter significado para o aluno, tem de estar articulado ao aprender fazendo e transformando. A escola ainda é a organizadora e certificadora principal do processo de ensino-aprendizagem.
            O professor é a chave desse processo, é o elo de interação entre os conhecimentos universais, proporcionados pelas mídias e a articulação de um conteúdo escolar, onde se organiza e certifica-se no processo dessa aprendizagem.
            Criar ambientes de aprendizagem com a presença das TIC’s significa utilizar a TIC para a representação, a articulação entre pensamentos, a realização de ações, o desenvolvimento de reflexões que questionam constantemente as ações e as submetem a uma avaliação contínua.
            As TIC’s na escola é vencer desafios, ousar, articular saberes, tecer redes de conhecimento, tornando possível ao propiciar ao educador o domínio da TIC e o uso desta para inserir-se no contexto e no mundo.

5 comentários:

  1. Realmente, o professor precisa acordar o quanto antes para a uso das TIC's. Senão a escola nunca irá sair do século XIX... Meus parabéns pelo blog!

    Abraços, :-)

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  2. Obrigado professora, pela visita ao blog. eu acho que enfeitei de mais ele e por isso ele deve tá muito "pesado" para abrir, mas já achei uma alternativa de oferecer o conteudo que ele oferece de uma forma mais rápida e leve, pelo twitter, que assim como o blog se julgou uma ótima ferramenta para trabalhar educação, obrigado pela visita.

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  3. Seu blog é maravilhoso!! Estou encantada com suas informações.
    Beijos

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  4. Oi, Eliane!

    Na época em que comecei a trazer textinhos digitados, era vista como a professora das "fitinhas e babados". Aquela que enfeita o "presente" por não ter conteúdo.

    O uso das mídias na educação ainda são vistos, por muitos colegas como fitinhas e babados. Ou pior: como furo de planejamento ou ausência dele!

    Ainda hoje, 10 anos depois das minhas primeiras fitinhas, noto que poucos se deram conta de como um DVD ou música provocam nossos alunos, com muito mais rapidez, eficiência e prazer que uma aula convencional.

    É óbvio que um filme ou documentário, sem a interferência do professor são só isto. Cabe ao professor buscar a mídia ideal para a sua turma, para o objetivo que quer atingir.

    Tenho 2 turmas de 5º ano e me pergunto como poderiam aturar 4 horas e meia de aula exposta sabendo que em casa tem a tv, o dvd, o celular, o MP11 e o computador tão atraentes, a sua espera?

    Como dizia a vovó, se não pode com eles, junte-se a eles. Afinal, eu tb curto e muito toda essa tecnologia!

    Hoje, além do orkut que me auxilia a avaliar suas produções escritas e a ortografia usada, tenho o twitter e blogs que uso como instrumento para ratificar os conceitos que trabalho em aula e ampliar conhecimentos; álbuns e discos virtuais para compartilhar o que tenho, quando uma luzinha se acende no olhar de outro professor-buscador.

    Estou estudando as possibilidades do Moodle. Quero começar o próximo ano usando-o com eles.

    Tem muito mais para aprender mas como me utilizo de sobras de tempo...

    Como vc deve ter notado, temos muito em comum: tenho 45 anos e estou sempre buscando o novo. Talvez faça parte do perfil de quem é do ano do Dragão!rs

    Parabéns pelo Blog que passo agora a seguir e pretendo vistar muitas vezes!

    Um abração!

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  5. Olá Eliana, tudo bem?
    Te achei procurando por mídias na escola. Sou professora de geografia, desenvolvo um projeto ambiental na escola onde trabalho e estamos produzindo um curta metragem. Agradeço as informações, agora sou seguidora, adorei o blog. Parabéns!!

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