terça-feira, 10 de novembro de 2009

MÍDIAS: ALFABETIZAÇÃO X LETRAMENTO

Público a ser envolvido:

Professores de Ensino Fundamental I e especialista de Ed. Física e Ed. Artística.



Mídias a serem utilizadas:

As mídias disponíveis na escola

Rádio

TV Vídeo DVD

Computador com Internet

Livros didáticos e paradidáticos

Data Show



Objetivos;

Proporcionar aos professores a exploração das tecnologias disponíveis na escola para que possam integrá-las ás suas atividades em sala de aula.



Justificar o porquê;

É fundamental propiciar ao educador uma formação continuada em serviço, de forma que ele possa identificar e analisar problemáticas envolvidas em sua atuação, bem como encontrar alternativas para superá-las tendo como base os novos paradigmas e metodologias que permitam transformar o seu fazer profissional. Para isso, as TIC serão o suporte para a realização de atividades colaborativas cujas produções permitam enfrentar os problemas da realidade. Apropriar-se do Como, porque , para que e quando se usa as mídias, objetivando seu potencial profissional.



Metodologia:

No horário do HTPC, semanal,

 Assessorar os professores sobre o uso dos computadores e da Internet.

 Debater o seu uso, relacionando o planejamento com as facilidades metodológicas que ele dispõe.

 Buscar dentro do livro didático, oportunidades de relação com as mídias, diversificando assim a metodologia do professor.

 Levar o professor a buscar seu próprio caminho, através de sites de pesquisa do uso das TIC, em sala de aula.

 Debater o uso do rádio, como subsídio pedagógico e não como um simples som a mais na sala de aula.

 O uso da TV, com objetivos claros e não só como “distração” Apresentação de programas, filmes, desenhos etc que possam dar suporte aos projetos dos professores.

 O uso responsável da Internet, como fonte de pesquisa e fortalecimento do conteúdo do livro impresso.

 Perceber a relação entre o livro impresso e seu aprimoramento, com o uso das diversas mídias.



Resultados esperados:

Um envolvimento maior dos professores, quanto ao uso das mídias e uma reflexão sobre o seu uso racional e eficaz.



Período de realização;

No decorrer do ano letivo, pois se trata de uma formação continuada e se tratando de mídias, temos de ressaltar de que as mídias estão sempre em evolução e o seu aprendizado é constante.





Critérios de avaliação;

A efetivação dos trabalhos dos professores.

Um melhor aproveitamento dos recursos tecnológicos da escola.

Uma maior motivação por parte dos professores, em rever suas metodologias.

Uma mudança nos paradigmas convencionais da estrutura escolar.





Forma de socialização das produções:

Com a efetivação de Blogs dos professores, onde serão espaços de divulgação pessoal, de mostrar a identidade, de interação de trabalhos com outros professores, onde surgirá uma rede de aprendizado. Aprender fazendo.



Referências do material pesquisado.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Gestão de tecnologias na escola: possibilidades de uma prática democrática.

_________________, A gestão das tecnologias na escola.

Integração das tecnologias na educação. Salto para o futuro SEED

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