Nossas redes públicas encontram-se num período de reorganização desse nível de ensino, com a chegada da criança de 6 anos e a necessidade de se reorganizar também as práticas didático-pedagógicas já estabelecidas.
No novo sistema de ensino, nos anos iniciais, faz-se necessário integrar aspectos de educação infantil.
No sistema anterior, fazia-se a alfabetização em um semestre, ou seja, a apropriação da leitura e escrita. Somente após esse período é que o aluno era trabalhado nos primeiros conhecimentos disciplinares, onde se dava o ensino-aprendizagem de leitura e escrita.
O funcionamento dos anos iniciais de 1º ao 5º, podemos organizar assim:
1º ano: alfabetização lingüística e alfabetização matemática.
2º ano: alfabetização lingüística e alfabetização matemática e também ciências, história e geografia.
A partir do 3º ano; colocar história, geografia, ciências, matemática e língua portuguesa, consolidando o processo de ensino-aprendizagem, articulando com a introdução dos conhecimentos organizados por disciplinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários, sejam bem vindos.