Muitas vezes o livro de geografia fica esquecido, serve só para olhar figuras, mas temos muito de explorá-lo.
Helena Copetti Callai, in “O ensino de geografia: recortes espaciais para análise”, aponta três motivos para se ensinar Geografia no sentido de se compreender o mundo. O primeiro refere-se a compreensão do mundo para se obter informações a seu respeito. O segundo é conhecer o espaço produzido pelo ser humano e a relação da sociedade com a natureza. O terceiro é fornecer aos alunos condições para a sua formação para a cidadania.
Partindo do princípio de que a compreensão do espaço tem como requisito a aquisição de alguns conceitos básicos da Geografia: LUGAR, PAISAGEM, NATUREZA, SOCIEDADE, TERRITÓRIO e REGIÃO.
LUGAR; Espaço da intimidade, dos vínculos mais próximos, das relações afetivas, das convivências cotidianas, das apropriações em relação à natureza e das transformações decorrentes das necessidades que vão surgindo através do trabalho humano.
PAISAGEM; A paisagem é dinâmica e está em constantes transformações, visto que pessoas as constroem, a modificam e a organizam segundo suas necessidades.. Quando se fala de paisagem de uma cidade, dela fazem parte o relevo, a orientação dos rios e córregos da região, construções humanas e sucessos e fracassos da história dos indivíduos e grupos que nela se encontram.
NATUREZA; Ao falarmos de natureza, não falamos só das coisas ou dos bichos, das plantas, dos rios, das montanhas etc, mas da maneira como vemos essas coisas, em particular, integradas a um conceito que nós criamos sobre o tema.
SOCIEDADE; Pois ela visa compatibilizar, entender, perceber, sistematizar, a relação homem-natureza. Busca representar os aspectos naturais, sociais, econômicos, sua evolução tecnológica, para subsidiar os tomadores de decisão. E isto implica diretamente na vida de cada um.
TERRITÓRIO; Compreender o que é território implica também compreender a complexidade de convivência em um mesmo espaço, nem sempre harmônica, da diversidade de tendências, idéias, crenças, sistemas de pensamento e tradições de diferentes povos e etnias. (Parâmetros Curriculares).
REGIÃO; Porção maior do espaço que guarda certas características naturais e histórico-sociais semelhantes, assumindo um caráter ideológico, na medida em que serve de referência para a construção de mistificações geográficas, tornando-se, por isso, um instrumento de manipulação política.
No ensino fundamental I, podemos expor alguns tópicos que poderão ser desenvolvidos no ensino de geografia.
Lugares e paisagens
As paisagens brasileiras
Campo e cidade
As regiões brasileiras
Estações do ano
Meio ambiente
População
Alguns sites de pesquisa, onde podemos visualizar imagens, fotos, tabelas e gráficos sobre os temas trabalhados.
WWW.ibge.gov.br
WWW.geocities.com/geografiaonline
WWW.horizontegeografico.com.br
WWW.uol.com.br/nationalgeografic
WWW.socioambiental.org
www.sogeografia.com.br
maps.google.com.br
Oi professora, muito pertinente as suas considerações acerca do livro didático. O uso deste instrumento sempre foi objeto das minhas inquietações .Tenho um trabalho com o livro didático de História,onde enfoco questões relacionadas a sua função com objeto de conhecimento e como os livros didáticos de História para o Ensino Médio, produzidos contemporaneamente, estabelecem relações com as proposições curriculares contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, elaborados pelo Ministério da Educação a partir de 1998, para o mesmo nível de ensino. Gostaria de ressaltar que acredito ser de fundamental importância que o livro apresente propostas que valorizem menos a memorização, a mecanização de procedimentos e a aplicação de fórmulas, que desafiem o aluno provando seu raciocínio, sua capacidade de buscar soluções, de dialogar com outros tipos de saberes.
ResponderExcluir