quinta-feira, 23 de setembro de 2010

LIVRO DIDÁTICOE AS TECNOLOGIAS V MATEMÁTICA

A matemática sempre esteve presente nos acontecimentos e no desenvolvimento da humanidade. As relações de tempo e espaço estão presentes em todas as áreas do conhecimento e evidenciam a importância do estudo da matemática. Ela tem uma linguagem universal entendida pela maioria dos povos e está sempre contribuindo para a produção de conhecimento histórico e social, elemento em constante transformação.
De acordo com os PCN’s, a matemática pode ser organizada em quatro blocos;
A)Números e operações
B)Espaço e forma
C)Grandezas e medidas
D)Tratamento da informação

A)Números e operações
Nesse bloco, foi priorizada a construção do conceito de número e compreensão do sistema de numeração decimal.
Contempla as quatro operações básicas com números naturais.

B) Espaço e forma
O desenvolvimento do pensamento geométrico na criança ocorre a partir de situações de ensino mediante problematizações que possibilitem a manipulação de objetos, representação por modelos, produção de imagem mental etc.
Nessa faixa etária, os conceitos geométricos devem ser explorados de forma mais intuitiva e experimental, o que exige muitas situações orientadas de manipulação e construção de objetos geométricos.

C) Grandezas e medidas
Além de adquirir a capacidade de transformações de unidade de medida, faz se necessário a capacidade de discernimento quanto á utilização de diferentes unidades de medida. A habilidade de observar diferentes situações do cotidiano a partir de ações que incorporem o ato de medir e estimar medidas auxiliando os alunos a opinar e tomar decisões e contribuir para a sua formação de cidadão.

D) Tratamento de informação
Gráficos e tabelas são formas de leitura e como toda a leitura, se faz uma interpretação das informações ali veiculadas.

Recursos didáticos auxiliares

 Calculadora: A escola não pode privar o aluno do uso da calculadora, pois se estamos integrando o aluno nas novas tecnologias, a calculadora é apenas uma delas. O problema é quando e como utilizá-la, pois ela deverá ser usada quando os alunos já adquiriram os conceitos básicos das quatro operações e a habilidade no cálculo aritmético.
 Livros paradidáticos: a) Uso livre
b) Tarefa de casa
c) Desencadeando um conteúdo
d) Aprofundando um conteúdo
e) Servindo de fonte de consulta
 Vídeos: “Donald no paraíso da matemática”, da Disney.
“Como fazer multiplicação sem tabuada” http://www.youtube.com/watch?v=zSrnZD7hLWA&feature=related
 Guia TV/Escola
 Cantinho da matemática em sala de aula, sendo um espaço de criação coletiva do conhecimento nos quais os recursos didáticos-pedagógicos criam vida.
Jogos de tabuleiro
Jogos de interação que envolvam dinheiro
Blocos lógicos
Kit de peso e medidas
Escala de cousiniere
Figuras geométricas
Ábaco
Tangram
Mapas
Roletas, moedas e dados.
Relação de sites de jogos www.danininho.com.br
WWW.canalkids.com.br
WWW.eduweb.com.br
WWW.matematicahoje.com.br
WWW.somatematica.com.br

 Computador e internet
WWW.sitededicas.uol.com.br
WWW.atividadeseducativas.com.br
WWW.eaprender.com.br
WWW.neteducação.com.br
WWW.escolakids.com
WWW.sitiodosmiudos.pt
WWW.sol.eti.br