quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ARTE E TECNOLOGIA

O ensino de Arte é tratado como conhecimento histórico e cultural, constituindo-se de diversas linguagens como:
A) Artes Visuais; Forma, Textura, Cor, Plano, Linha, Volume.
B) Música; Som, Altura, intensidade, Duração, Timbre, Intensidade.
C) Teatro; Representação, Texto, Personagem, Iluminação, Cenografia, Sonoplastia, Caracterização.
D) Dança; Movimento, Força, Espaço, Tempo, Fluência.
O aluno deve conhecer e reconhecer aertístas e obras de diferentes culturas e épocas, respeitando suas individualidades.
Quando concebemos a Arte como linguagem e como conhecimento histórico e cultural da humanidade, em qualquer uma das suas linguagens, carece de recursos variados, que nos coloque no tempo e significação da obra de arte para poder entendê-la.
No estudo ou leitura de uma obra de arte, temos de explorar;
a) A caracterização
b) O momento histórico
c) A relação da obra da época com o momento atual
d) A intenção de que ela foi produzida
Segundo Ana Mae Barbosa, se concebe a articulação do ensino de arte em três eixos;
 Ler; leitura do texto artístico / estético
 Contextualizar; contextualização histórica e estética
 Fazer artístico; produção artística, construção da expressão pessoal e/ou coletiva dos estudantes.
Nessa abordagem, também estão incorporados princípios de multiculturalidade e a interdisciplinariedade, levando a necessidade de articulação entre o conhecimento em Arte com os outros componentes curriculares.
No ensino de Arte, nos anos iniciais do ensino fundamental, quanto mais acesso tivermos aos recursos, vivências e orientações didáticas, melhores serão nosas condições de atuar pedagogicamente.
Sites de busca e pesquisa
WWW.tvcultura.com.br/x-tudo
WWW.itaucultural.org.br
WWW.masp.art.br
WWW.spiner.com.br/arte
www.arteducacao.pro.br
www.portalartes.com.br
www.criancafazarte.com.br
www.arteeducar.com