domingo, 13 de fevereiro de 2011

PROJETO DE PESQUISA - LIVRO DIDÁTICO

Na minha monografia, pretendo apresentar a relação entre livro didático e mídias, pois o livro didático também é uma mídia. Aqui tenho um esboço de meu projeto de pesquisa com alguns questionamentos. Gostaria de quem pudesse ou quisesse, participasse desses questionamentos e possíveis descobertas.

Para se fazer uma pesquisa se faz necessário uma rede de reflexões e para isso temos de fazer um cuidadoso planejamento ou como chamamos: PROPOSTA.
No problema de pesquisa, temos de partir das teorias até a observação da realidade. Temos de ter cuidado para não sairmos do foco, problema ou objeto de investigação. Não podemos nos ater a insigt, pois pode a investigação girar em torno dessa hipótese e não avançarmos.
O fundamental é a curiosidade, ou seja, ter dúvidas, reconhecer que não sabemos alguma coisa sobre a questão de nosso interesse.
No espaço da educação, os problemas práticos de obter aprendizagem, de aprender, de organizar e gerir atividades de ensino pode estar ligado a todas as atividades humanas e sociais.
Temos, a partir do tema, elaborar alguns tipos de problemas: problemas de situação e problemas de conhecimento, tentando direcionar para o aprofundamento do conhecimento, da situação antes de buscar soluções.
Para construir um problema de pesquisa é preciso um processo de elaboração nas várias fases da pesquisa. Para dar início, temos de ter um questionamento inicial, tudo o que você sabe sobre o tema e lhes chama a atenção. Na elaboração, são questionamentos sobre o tema, tudo o que seria questionável no tema. A partir das perguntas, onde seria questionada a falta de informação ou de maiores estudos, ou seja, um estudo crítico das questões.
Essas perguntas devem ser organizadas das mais simples as mais complexas, independentes entre si ou relacionadas, formando um conjunto integrado e internamente relacionados entre si, como disse anteriormente “uma rede”.
Com essa rede pronta, desenvolver um pequeno texto para “explicar” esse tal conjunto, que configura a curiosidade sobre o tema. Esse é um processo de ida e volta:

Com esse texto explanatório, teremos materiais necessários para começar a escrever a proposta. Esse texto não pode ter um tom de terminalidade, pois ele tem de ser aberto a futuras questões. É cíclico.
O planejamento de observação deve ter forte coerência entre o problema de pesquisa e a percepção da realidade (investigação propriamente dita). Uma boa revisão em suas perguntas para ajustá-las ao trabalho que quer realizar, aperfeiçoando-as em buscas teóricas. Assim você terá iniciado um projeto de pesquisa.
A minha pesquisa gira em torno do livro didático e as mídias, pois o livro também é uma mídia e com a integração com as demais, podemos enriquecer os conteúdos trabalhados com os alunos, tornando-os mais próximos a realidade. Os conteúdos mais próximos a realidade do aluno, dá ao aprendizado mais significado e conseqüentemente mais motivação.
Começo aqui com alguns questionamentos:
• Para que serve o livro didático?
• O livro didático é uma mídia?
• O que é uma mídia?
• O livro didático é produtor ou reprodutor de conteúdos?
• O aluno decora esse conteúdo ou interioriza o mesmo?
• O conteúdo do livro didático é significativo para o aluno?
• A distribuição desse livro pelo MEC garante a aprendizagem do aluno?
• Quais aspectos devemos contemplar na escolha do livro didático?
• A aprendizagem do aluno se garante com a adoção do livro didático?
• Livro didático: apoio ou alicerce?

Um comentário:

  1. bom dia. gostaria de receber algum livro sobre projeto de pesquisa, pois no momento estou desempregado. meu end- rua- ismael pordeus, 1325 cs 55 vicente pinzon- fortaleza-ce 60181714- obrigado- att- ciron ulisses v almeida.

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