segunda-feira, 7 de março de 2011

PROJETOS INTEGRANDO MÍDIAS E LIVRO DIDÁTICO

A aprendizagem por projetos é uma alternativa de trabalho em sala de aula que procura superar as práticas habituais, levando em consideração que:

*o aluno deve ser o sujeito da sua própria aprendizagem;

*o objetivo final da aprendizagem escolar é que o aluno saiba utilizar seus saberes em situações não-escolares;

*a construção do conhecimento é mediada pelo modo de aprender dos alunos e de ensinar dos professores.
Esta aprendizagem configura um processo dinâmico, possibilitando a formação de sujeitos participativos e autônomos, em contraste com a forma de aula tradicional em que só o professor tem o que falar para apresentar os conteúdos e os alunos apenas ouvem.
Várias mídias serão de suma importância para a execução deste projeto. Todos os processos vivenciados pela busca da aprendizagem escolar são valiosos para a efetivação da educação de qualidade que tanto se almeja.
A utilização das diferentes tecnologias integrada ao currículo dentro da visão de transformação da escola representa um complexo desafio. Requer uma mudança nas metodologias e estratégias de trabalho na atuação de cada docente. O currículo precisa ser concebido como uma construção social, adotando-se uma postura educacional ousada e flexível sabendo fazer a mediação da aprendizagem através das tecnologias.
O Livro Didático que não sai de moda e que tem a maior fonte de bibliografias e conteúdos impressos mundialmente, a Internet, que é febre de novidade na tecnologia e que possui uma vasta grade de informações pertinentes ao trabalho que pretendo desenvolver, o Projetor de Imagem que transmitirá as criações dos estudantes e até mesmo as informações extraídas diretamente da internet e outras mídias.
O projeto, portanto, precisa se adaptado às situações existentes. Outro aspecto importante em relação ao projeto é que ele precisa integrar conteúdos de várias disciplinas para que produza resultados mais satisfatórios. Dentro dessa perspectiva o projeto pode ser trabalhado de forma articulada, integrando mídias e vários saberes. Nesse caso o projeto não precisa ter apenas um único autor.
Atualmente, com a inserção das TIC’s na escola, esses livros também trazem modelos de recursos didáticos, com o uso das tecnologias, representadas como ferramentas pedagógicas onde se acredita que o ensino se tornaria mais atraente e prazeroso.
O livro didático trabalha todos os gêneros textuais, pois se dá a integração do sujeito através da linguagem e o texto é expressão dela. Na sua prática de leitura e produção de texto, se leva em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, recursos semióticos e intenções comunicativas.
NOTÍCIA: Tv, Internet, jornal
REPORTAGEM: Tv, Internet, Jornal, Rádio
ENTREVISTA: Tv, Internet, Jornal, Revista, Rádio, Vídeo
EDITORIAL: Jornal, revista, Internet
ARTIGO DE OPINIÃO: Revista, Jornal, Internet, redes sociais
CRÔNICA: Livros, Jornal, Internet, rádio
POESIA: Livro, Jornal, Internet