domingo, 13 de março de 2011

MÍDIA LIVRO DIDÁTICO, QUAL SEU PAPEL NO CURRÍCULO ESCOLAR

O livro didático é um grande aliado do trabalho do professor. Uma de suas principais funções deve ser a de auxiliar no ensino de uma determinada disciplina,através da apresentação de um conjunto externo de conteúdos do currículo, de acordo com uma progressão, sob a forma de unidades ou lições em uma organização que favorece tanto o uso coletivo (em sala de aula) quanto individuais (em sala de aula ou em casa). “Allan Choppin,1992”
O currículo escolar, não é algo a ser produzido, mas a ser modificado e reconstruído, promovendo a integração entre teoria e prática. A discussão sobre novos currículos se faz necessária, pois com a inserção das TIC’s o currículo é redesenhado à luz de novas aprendizagens.
São muitos os recursos a nossa disposição para aprender e para ensinar. O novo currículo, para ter significado para o aluno, tem de estar articulado ao aprender fazendo e transformando.
As diversas disciplinas do currículo precisam ser utilizadas para solucionar um problema concreto, focando para uma concepção interdisciplinar.
Segundo J.A. Comênio – “Para aprender tudo com maior facilidade devem utilizar-se quanto mais sentidos se possa...”
A integração das mídias tecnológicas: TV, vídeo, computador, internet, rádio, com a mídia impressa o livro didático, pode promover mudanças bastante significativas na organização e no cotidiano da escola e na maneira como o ensino e a aprendizagem se processam. O livro didático passa a ter o seu papel redimensionado, diminuindo-se sua importância relativa à outros recursos didáticos e passa a ser um dos vários elementos ou recursos didáticos e tecnológicos disponíveis, onde o professor deve saber articulá-lo de acordo com o seu projeto pedagógico.