terça-feira, 29 de março de 2011

PROJETO DIDÁTICO E A WEB 2.0

A aprendizagem por projetos é uma alternativa de trabalho em sala de aula que procura superar as práticas habituais, levando em consideração que: O aluno deve ser o sujeito de sua própria aprendizagem. e O objetivo final da aprendizagem escolar é que o aluno saiba utilizar seus saberes, a fim de capacitá-lo a atuar no sentido de sua emancipação social, econômica, política e cultural.
Os conhecimentos socialmente construídos hoje são mais facilmente difundidos, graças as mais variadas tecnologias de informação. O currículo escolar, não é mais algo a ser reproduzido, mas sim modificado e reconstruído.
Para que o aluno se aproprie do conteúdo que a escola fornece, convertendo em conhecimento pessoal e socializá-lo é fundamental que o aluno tenha domínio conceitual e conheça informações que façam sentido a esse conteúdo.
Segundo J. A. Comênio – “Para aprender tudo com mais facilidade, devem utilizar quanto mais sentidos se possa......” daí nos apropriarmos dos vários recursos didáticos e tecnológicos disponíveis na escola.
A partir do momento onde inserimos as mídias disponíveis na escola, a serviço do nosso projeto didático e partindo do princípio de que “Convergência de mídias se dá quando em um mesmo ambiente estão presentes elementos da linguagem de duas ou mais mídias interligadas pelo conteúdo” (PELLANDRA, 2003), desenvolvemos um trabalho com a WEB 2.0.
Na WEB 2.0, a idéia é que o ambiente on-line se torne cada vez mais dinâmico e que os usuários (alunos e professores) colaborem para a organização do conteúdo.
Um exemplo de WEB 2.0, seria o BLOG, pois é de baixo custo para publicação na web e disponível para milhões de usuários. Nestes, a equipe, professor e alunos, constroem o seu conteúdo, de acordo com o projeto a ser desenvolvido. Além da construção do conteúdo, a equipe também interage com outros Blogs de interesses afins, enriquecendo assim o aprendizado.
Na prática pedagógica, temos o Blog de conteúdo, pois é um site organizado de maneira cronológica – e também por seções – que trata de um assunto. Apresenta uma abertura maior para a participação de leitores, através dos comentários e mantém diálogos entre si.
Plataformas para Blogar
1. Blogger
2. Sapo Blogs
3. Wordpress
Meu Blog com atividades e sugestões www.atividadesdeeliana.blogspot.com
Da professora Marly http://professoramarly.wordpress.com/

Um comentário:

  1. Eliana, excelente seu blog.A pedagogia se não entrelaçar com a tecnologia, vai se tornar absoleta. Gostei da frase do seu perfil. O novo tem que acontecer, porque o velho já pertence ao passado. Quero acompanhar este trabalho pra atingir os objetivos do meu espaço, mostrar "a Pedagogia Moderna" de fato!
    abraços

    ResponderExcluir

Comentários, sejam bem vindos.