terça-feira, 12 de abril de 2011

CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS COMO RECURSO DIDÁTICO

O projeto didático é uma forma de ação pedagógica baseada em princípios de cooperação e co-autoria, onde, professor e aluno imaginam uma ação, traçam um plano para torná-la real, controlam o processo e chegam a um resultado final.
A ação pedagógica é uma interação entre duas ou mais pessoas em um processo ensino-aprendizagem. Tudo o que ajuda a aprendizagem cumpre à escola patrocinar – computadores, cadernos, livros vídeos, canetas, televisão, giz , lousa e material escolar.
A prática do professor deve utilizar recursos que vão além do livro didático, pois as novas tecnologias são aliadas na disseminação de informação, enquanto elementar na construção do conhecimento.
Aqui eu coloco toda e qualquer mídia disponível na escola: rádio, TV, vídeo, computadores, internet, impressora, junto com o material escolar; livro didático e livro paradidático, como recursos didáticos.
Os recursos didáticos servem para aumentar o alcance da mensagem, fazendo com que um maior número de alunos consigam assimilar o conhecimento.
Na convergência de mídias, apela-se para nossos sentidos de captação mais forte na aquisição de conhecimentos e apreensão de informações. (audição e visão)
Podemos ilustrar a importância das mídias no projeto didático, pela ilustração do quadro abaixo:
RECURSOS DADOS RETIDOS DADOS RETIDOS
APÓS 3 HORAS APÓS 3 DIAS
ORAL 70% 10%
VISUAL 72% 20%
ORAL E VISUAL 85% 65%
(Apostila de recursos didáticos – FEB)