segunda-feira, 13 de junho de 2011

PROJETO DE PESQUISA LIVRO DIDÁTICO E A WEB 2.0

Estou pesquisando a importância do livro didático e as questões embutidas nele. Achei esse artigo interessante sobre o seu uso.

O Livro Didático Contribui Até Que Ponto Para O Professor?

Autor: Paulo Marcelo Paulek

LIVRO DIDÁTICO CONTRIBUI ATÉ QUE PONTO PARA O PROFESSOR?

Será que o livro didático contribuiu ou contribui para o conhecimento da população brasileira?

A primeira resposta possível; certamente seria com uma outra questão que ainda poderira ser muito pior. E se não existisse o livro didático, como seria o ensino em nosso país?

O ensino no Brasil é baseado no livro didático, e isso foi compreendido, como a fonte principal do conhecimento, basta apenas trabalhar diariamente com o livro didático,

que o conhecimento é absorvido facilmente, tanto para quem ensina como para quem aprende.

Vendo por esse lado entendemos que o livro didático contribui e muito para o desenvolvimento da sociedade brasileira, o que faltou até hoje foi uma visão de que o livro didático é um objeto muito importante, para quem da importância para o mesmo, até porque muitos olham o livro didático como um objeto padronizado que não faz o aluno pensar e muito menos o professor cumprir suas tarefas com perfeição. Mas esquecem que ele é apenas um instrumento de apoio para o professor, e deixam para o livro o serviço que é do professor.

O professor tem que saber que a utilização do livro didático é apenas para tornar seu trabalho mais fácil e rápido para determinadas situações. O papel do professor vai além de um livro didático e o conteúdo exposto no livro didático é apenas para orientar o trabalho do professor. E saber interpretar os sentidos que estão nele, é apenas um conhecimento que o professor deverá saber.

A atitude de cada professor é a busca pelo conhecimento, pois ele deverá ser um pesquisador, um conhecedor dos mecanismos que irão ajuda-lo na sua carreira educacional.

Não devemos ver o livro didático, como um instrumento único e perfeito, com todas as respostas feitas e finalizadas. Não é este o caminho que devemos seguir.

E sim de profissionais preparados e informados com o que passa ao seu redor, pois é preciso aprender e sempre, pois são as inúmeras competências que poderam nos ajudar na nossa caminhada escolar.

http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/o-livro-didatico-contribui-ate-que-ponto-para-o-professor-1270835.html

Perfil do Autor

tranquilo, professor, pai de família, trabalhador, honesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sejam bem vindos.