“Tecnologia é um termo usado para atividades de domínio humano, embasada no conhecimento, manuseio de um processo e ou ferramentas e que tem a possibilidade de acrescentar mudanças aos meios por resultados adicionais à competência natural, proporcionando desta forma, uma evolução na capacidade das atividades humanas, desde os primórdios do tempo, e historicamente relatadas como revoluções tecnológicas.” [1]- NCE/USP
O
termo TIC’s (tecnologias de
informação e comunicação), pode ser entendido como a aquisição, armazenamento,
processamento e distribuição da informação por meios eletrônicos e digitais,
ex. rádio, TV, computadores.
Segundo
Lazarte (2000), “Sociedade da informação” é identificada com um mundo em que a
informação é a nova mercadoria, assim como a sociedade industrial, sociedade
agrícola.
A
introdução dos meios de comunicação em larga escala proporcionada pelas novas
tecnologias, fez com que se ampliasse a informação em qualquer área.
A
atual avalanche de informação nos exige uma reavaliação dos significados e
conceitos da própria informação.
A
informação só nos faz sentido se nos ajudar na tomada de decisões.
O
ser humano é um pólo de construção de significados, através de experiências,
estímulos e informações, pois à medida que ganham sentido vai se construindo o
próprio processo de conhecimento. Apesar dessa construção, há uma fragmentação
cognitiva, que é a divisão em áreas de conhecimento, na qual cada uma com sua
metodologia peculiar, seus ritos, estruturas de poder e valores que chamamos de
disciplinas.
Uma
proposta transdisciplinar é difundida por MORIN[2],
como uma visão integrativa que distingue características específicas de cada
fenômeno e que interagem entre si.
A
utilização da informação nas redes de comunicação precede inclusive á própria
Internet, pois a tecnologia pode contribuir para resolver os problemas do ser
humano. Aqui entra a educação.
Na
educação, o impacto tecnológico se baliza em dois aspectos: capacitação para o
mercado de trabalho e alfabetização digital. Esses dois aspectos são
fundamentais para a inclusão social através da educação
Inclusão
aqui não significa equipamentos, mas sim condições de acesso, incorporação
ativa do processo de produção, compartilhamento e criação cultural.
Alfabetização Digital: inicialização
ao uso e compreensão dos recursos básicos da informática, capacitando os
indivíduos ao uso de editores de texto, planilhas, navegação e pesquisa na
Internet, para isso se torna realidade é indispensável os programas de inclusão
digital, que possibilitam a inserção dos indivíduos na sociedade da informação.
(MENESES, 2008).[3]
[1]
Para a delimitação de terminologias foram consultados alguns pesquisadores por
correio eletrônico, livros, bem como dicionários e enciclopédias eletrônicas
(Houaiss, TechWeb (HTTP://content.techweb.com)
e Wikipedia (htpp;//www.wikipedia.org)
[2]
MORIN, Edgar Os sete saberes necessários para a educação do futuro, unesco,
2000
[3]
TCC Cristiane da Costa Fernandes, Alfabetização digital: Um estudo de caso
2009, Analisar a valorização do capital humano através do aprendizado de novas
tecnologias; Simpósio Internacional de ciências integradas da UNAERP Campus
Guarujá São Paulo 2009
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