Na matemática, os alunos
encontram dificuldades na a leitura e
interpretação de textos matemáticos. Muita das dificuldades encontradas nas
aulas de matemática é justamente a leitura e interpretação das resoluções de
problemas.
Os alunos encontram dificuldades
em compreender textos matemáticos, pois existe uma ausência de um trabalho
específico com o texto problema. O texto problema é carregado de conceitos
específicos em matemática que, nem sempre são de conhecimento cotidiano do
aluno. – total, diferença, ímpar, média, volume, produto.
Na leitura de um texto, existe
uma interação entre leitor e autor, ou seja, ler não é apenas decodificar os
signos, mas “dialogar” com o texto.
Na
matemática, como nos afirma Fonseca e Cardoso (2005) in Escritas e Leituras na Educação Matemática. Belo
Horizonte: Autêntica, 2005. pp.63-76
requer, como em qualquer outra disciplina, o ato da leitura. Trabalhar
em sala de aula, atividades textuais que demandam conhecimentos matemáticos
para serem lidos.
O
texto de um problema envolve não apenas a linguagem, mas elementos matemáticos
que nem sempre são claros para os alunos e sem esse conhecimento, não é
possível avançar na interpretação de uma “resolução de problema matemático”. Em
um texto matemático, trabalham-se dois tipos de linguagens diferentes – as
palavras e os símbolos matemáticos.
Como
qualquer outro tipo de leitura, se faz necessário trabalhar;
Vocabulário
matemático. Aqui podemos formar, junto com o aluno, um dicionário, com os
termos e frases com significados matemáticos.
Coesão
textual. Enfatizando a coerência textual, se articula a pergunta com o restante
do texto.
Dados
numéricos. O aluno retira em separado, os dados numéricos do problema. Assim
ele pode observar os dados a serem calculados.
Ausência
de dados numéricos. O aluno explora o texto e a partir dele, indica os dados
numéricos implícitos no contexto.
Escrita
matemática: A escrita serve como forma de organizar as ideias para comunicar o
pensamento matemático utilizado para a resolução de um problema.
A
criança trás consigo a noção de “quantidade”, “maior”, “menor”, “mais do que eu”,
“menos do que eu”, no seu cotidiano. Só ainda não sabe colocar essa
verbalização em forma matemática. Esse diálogo é muito importante, pois ai se
faz a relação entre a escrita, a fala e a escrita matemática.
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