quarta-feira, 10 de junho de 2009

Projeto Leitura

LEITURA: CORRENTE DE VÁRIOS ELOS



JUSTIFICATIVA

Leitura é a compreensão daquilo que não conheço. Conheço e aprendo. Aprendo, interajo e crio.
A leitura é uma corrente com vários elos
OBJETO DO CONHECIMENTO

CONHECIMENTO

PESQUISA

CRIAÇÃO
INTERAÇÃO
INDIVIDUO X MEIO
A leitura faz parte de nossas vidas desde o nascimento. A leitura “ de mundo”, na escola vira objeto de conhecimento, interação e transformação.
A criança, quando entra na escola, já traz consigo uma enorme bagagem de leitura.
A escola tem sim de dar escutas às leituras que as crianças fazem do mundo, e essas leituras passam pelos sentidos: VER, OUVIR, FALAR, MANUSEAR, EXPERIMENTAR.
O professor deve sim, estar atento a todo o tipo de leitura e intervir sempre quando necessário.
A leitura é muito mais que um instrumento escolar, e ler na escola é ler para inserir-se na sociedade letrada.
Uns dos recursos de leitura que estão disponibilizados na escola, têm a tecnologia com o uso da Internet. O aprendizado não se faz só com os livros didáticos e experiências dos alunos, mas também com fatos da atualidade, trazendo para o aluno a cidadania e participação social.


OBJETIVO

A sala de leitura, assim chamada, não se restringe a leitura de livros, mas sim pesquisa, tanto por parte dos alunos, como professores. Essa sala passa a ser um espaço onde ocorre todo o tipo de leitura. Um espaço de exploração e experimentação da leitura “de mundo”. Espaço, onde o explorar, não tenha medo de errar, pois é errando que se aprende.É a construção do conhecimento no coletivo.




EXTRATÉGIAS

Cada sala terá um horário agendado semanalmente para trabalhos nesta sala. Tanto para leitura como para o uso dos computadores.
Poderão ser executados os seguintes trabalhos:



com alunos

Tipos: individual, empréstimo, compartilhada, roda de leitura

Trabalhos desenvolvidos: ficha de leitura, peça de teatro, trabalho em sala de aula.

Atividades desenvolvidas
Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes aos projetos em execução
Solicitar que as crianças dêem um novo final ou início à história lida
Conhecer vida e obra do autor
Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas
Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros
Fazer sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra
Fazer releituras conjugando a linguagem (com recitais, sínteses) e a arte (com pinturas e esculturas) como forma de tornar mais concreta a aprendizagem

ATIVIDADES
AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS
Conhecendo o computador
- Aprender a ligar e desligar o computador;
- Aprender a utilizar o programa Microsoft Word.
Utilização do teclado e mouse
- Desenvolvimento de atividades práticas que leve o aluno a aprender a manusear o teclado e o mouse.
Produção de textos (Word)
- Organização de letras, palavras por parte dos alunos.
Numerais
- Organização de numerais, algarismo romano.
Jogos
- Desenvolvimento de atividades através do uso de jogos.
Internet
- Desenvolvimento de pesquisas (sites infantis) através do uso da internet.


com o professor

Pesquisa em livros didáticos
Reforço de aprendizagem
Pesquisa e trabalhos para variadas disciplinas
Apoio metodológico e didático
Atualização de dados encontrados nos livros didáticos.



AVALIAÇÃO

Será continua sob forma de registros diversos.
· Ficha de leitura
· Carteirinha individual do aluno para retirada de livros
· Ficha de controle de livros para o professor
· Exposição de trabalhos realizados pelos alunos na sala de leitura






REGRAS DA SALA DE INFORMATICA


Caminhar em ordem para a sala de informática
Respeitar o local de trabalho da secretaria e da direção
Entrar apenas com o material de uso
Não comer e nem beber nada na sala de informática
Cada classe terá um horário próprio
Usar o computador indicado pelo professor
Obedecer a comanda do professor da sala, pois dele é a responsabilidade no uso e sites que serão acessados.
Ouvir o colega e o professor
Ligar e desligar o computador
Não deixar papéis e materiais na sala, mantendo-a limpa e em ordem.



REGRAS DA SALA DE LEITURA


Caminhar em ordem para a sala de leitura
Respeitar o local de trabalho da secretaria e da direção
Entrar apenas com o material de uso
Não comer e nem beber nada na sala
Cada classe terá um horário próprio
Os livros poderão ser distribuídos pelas mesas da sala, facilitando assim o seu manuseio
O livro retirado da estante, pode ser deixado nas mesas, para a apreciação de um outro leitor
Falar baixo e ouvir o colega e o professor
Os livros não deverão ser jogados ou derrubados no chão
Manusear os livros com cuidado
Não deixar papéis e materiais na sala, mantendo-a limpa e em ordem.

ELIANA LOURENÇO MARQUES
SALA DE LEITURA