quarta-feira, 10 de junho de 2009

Projeto Informática educativa

Responsável: Eliana Lourenço Marques

Escola (aplicação do projeto): E.E. Paulo Nogueira Filho

Público alvo: Alunos do Ensino Fundamental I. de 1ª a 4ª série

Duração: No decorrer do ano

Justificativa: A modernidade exige de todos nós mudanças. Hoje vivemos num mundo globalizado, as informações chegam rapidamente transformando nosso cotidiano. O aluno da rede estadual de ensino faz parte deste contexto, assim, é necessário buscar novas formas tecnológicas de inserí-lo nesse processo de mudança contínua. Para atender essa necessidade tão emergente, desenvolveremos o uso dos computadores como forma de ampliação de conhecimentos e, ao mesmo tempo, viabilizar a integração social e tecnológica dos alunos.

Objetivos:
GERAL:
· Reconhecer a importância do uso do computador como veículo de transformação da realidade

ESPECÍFICOS:
· Desenvolver nos alunos a consciência da necessidade da integração social e tecnológica;
· Possibilitar que os alunos descubram novas habilidades;
· Proporcionar o desenvolvimento da linguagem oral, simbólica e do raciocínio lógico das habilidades tecnológicas, através do computador;
· Permitir uma análise reflexiva sobre o uso do computador na formação das relações sociais, de consumo e na ampliação do conceito democrático do aluno;
· Apontar a ética como importante fonte de formação para as novas gerações, refletindo-se sobre a necessidade da sociabilização no processo de afetividade entre as pessoas.

Conceitos a desenvolver: Este projeto visa estabelecer relações entre a tecnologia e a cidadania, tão presentes no nosso cotidiano, possibilitando a oportunidade do desenvolvimento de conceitos fundamentados nos princípios da dignidade humana, da igualdade de direitos, da participação democrática e da responsabilidade com a vida.

Atividades programadas:
ATIVIDADES
AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS
Conhecendo o computador
- Aprender a ligar e desligar o computador;
- Aprender a utilizar o programa Microsoft Word.
Utilização do teclado e mouse
- Desenvolvimento de atividades práticas que leve o aluno a aprender a manusear o teclado e o mouse.
Produção de textos (Word)
- Organização de letras, palavras por parte dos alunos.
Numerais
- Organização de numerais, algarismo romano.
Jogos
- Desenvolvimento de atividades através do uso de jogos.
Internet
- Desenvolvimento de pesquisas (sites infantis) através do uso da internet.

Materiais necessários:
· Computador completo;
· CD-Rom;
· Tinta para impressora;
· Papel sulfite.

Avaliação: Será diagnóstica, contínua, diária e diversificada.

Considerações finais: Este projeto poderá sofrer modificações no transcorrer do seu desenvolvimento, conforme a necessidade de cada série, incluindo temas que tratem da realidade do educando e desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico, realizado pela Unidade Escolar.