sábado, 3 de abril de 2010

ENSINAR CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Nós vivemos em uma sociedade cada vez mais tecnicista e impregnada de produtos da ciência e Tecnologia (C&T). Ao aproximar o ensino da C&T do aluno, temos de considerar a relação da C&T com a sociedade na indústria, na saúde, na natureza e em modo geral, na qualidade de vida.


O ensino de ciências deve buscar a formação de cidadãos aptos a responder aos questionamentos que o mundo atual nos coloca.






OBJETIVOS; COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PRIORITÁRIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS



  •  Participar e usufruir das oportunidades, das responsabilidades e dos desafios inerentes à uma sociedade influenciada pela C&T


  •  Base sólida de noções, idéias, habilidades, conceitos e princípios científicos.


  •   Identificar a analisar processos tecnológicos implementados pela humanidade, nesse mundo natural.

  •  Compreender e respeitar as dinâmicas dos ambientes naturais

  •  Construir representações simbólicas sobre a natureza e seus fenômenos.

  •  Estabelecer relações e conexões argumentativas que sustentem decisões baseadas em princípios e conceitos.

  •  Utilizar os conhecimentos escolares para se posicionar e participar das transformações socioculturais. 

  •  Expressar-se e comunicar-se utilizando diferentes linguagens para expor seus julgamentos de valor.

  •  Conviver no ambiente escolar, respeitando direitos, deveres e oportunidades inerentes a uma sociedade pluralista.

  •  Reconhecer a saúde como um bem individual e coletivo.


Composição e utilidade do acervo de ciências

• Materiais de baixo custo para montar objetos e realizar experimentos.


• Atividades fora da escola, para observar relações entre plantas e animais, com atividades de registro.


Eixo temático






I. Ciclo de vida e sentidos


• Noções sobre meio ambiente, ciclo de vida e corpo humano, possibilitando uma maior compreensão da criança sobre o mundo que a cerca sobre si mesma.


II. Animais mamíferos e terrestres


• Noção de respeito da diversidade de seres vivos e sua importância para os ambientes naturais.


• Desenvolver critérios que possibilitem agrupar e distinguir grupos de seres vivos a partir da observação e da comparação das características desses seres vivos.


III. Outros animais vertebrados


• Perceber semelhanças e diferenças entre animais, valorizando-os e refletindo sobre a relação entre eles.


IV. Corpo humano


• Desenvolvimento de noções básicas de saúde e cuidados com o corpo, trabalhando a observação de partes do corpo, identificando seus pormenores e a importância que tem para a sobrevivência e expressão humana.


V. Meio ambiente


• Noções e idéias que permitam o desenvolvimento de uma postura de respeito em relação ao meio ambiente.


• Realizar interpretação de informações por através do estabelecimento de relações, semelhanças e diferenças e de seqüências de fatos que promovam a comparação de diferentes ambientes naturais e construídos.

SITES INTERESSANTES


Estação Ciência. Universidade de São Paulo.




Experimentos que podem ser feitos em sala de aula e sugestões de softwares educacionais.

Projetos de 5ª a 8ª séries




Traz textos de iniciação científica e um arquivo de experiências ilustradas sobre ar, água, sistema solar, forças e movimentos, calor, som, luz, eletricidade, Química e Biologia.

Arquivo de Experiências. Programa X-Tudo da TV Cultura.




Lista de experiências científicas que podem ser desenvolvidas em sala de aula.


Programa Alô Escola da TV Cultura.




Aborda os seguintes temas: biologia marinha, astronomia, animais da Mata Atlântica, recursos hídricos, entre outros.

Educação Ambiental através da visão integral de Bacia Hidrográfica - Programa Educar




Por meio das diversas bacias hidrográficas brasileiras, este site traz informações sobre ocupações de áreas protegidas, escassez de áreas verdes, problemas locais como lixo, esgoto, poluição, entre outros temas. Clicando em Centros Participantes, surge o mapa do Brasil com indicação das regiões estudadas e das escolas envolvidas neste programa. Em Material de Apoio, encontram-se textos descrevendo atividades para serem aplicadas a alunos do Ensino Fundamental.


Sabesp




Apresenta a história e as ações da empresa, assim como legislação voltada ao meio ambiente, água e saneamento, seus projetos atuais (Tietê, Viverista, Reservatórios Culturais, entre outros) e um espaço para alunos e professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (Sabesp Ensina), onde há sugestões de atividades que podem ser realizadas em aula.


Saúde. Você Sabia?




Traz informações sobre a história da medicina; o corpo humano (circulação, respiração, ossos, músculos, sistema digestivo, sistema imunológico); os cinco sentidos; hábitos saudáveis; cuidados com a dengue.


A Lua




Informações sobre o satélite natural da Terra e os componentes do Universo. Traz aulas virtuais, sugestões de experiências científicas, planos de aula, avaliação, entre outros recursos de ensino.


Grupo de ensino de ciências & tecnologia




Estão disponibilizados projetos de ensino de Ciências com o uso de tecnologias em escolas públicas e particulares. Alguns dos projetos são: Aves, Dália (clone), Dandelions, Ecologia das Águas, Finlay (dengue), Frogs, Frutas, Sky.


Astronomia no Zênite




Traz artigos sobre colisão de galáxias, novo sistema solar, entre outros. Utiliza uma linguagem clara e cotidiana. Oferece download de arquivo sobre todos os eclipses já ocorridos e um teste para você verificar os seus conhecimentos.


Comissão Nacional de Energia Nuclear




Na seção CNEN Educar, encontramos informações sobre as diversas aplicações da energia nuclear (na agricultura, na indústria, na medicina e no meio ambiente), apostilas educativas e jogo de perguntas e respostas sobre energia nuclear.




Esta seção é dedicada ao ensino de Ciências (conteúdos de ensino fundamental.




Informação e curiosidades sobre o conteúdo de ciências no ensino fundamental.




Um projeto de pesquisa para uma feira de ciências.
















5 comentários:

  1. Oi Eliana, tudo bem?
    Gostaria de convidar você e seus leitores para participar do Dia ENO de plantar árvores que ocorrerá globalmente em 150 países em 21 de Maio de 2010 ao meio dia. As primeiras árvores serão plantadas na Oceânia. À medida que a Terra gira, o plantio continua na Ásia, África, Europa e finalmente nas Américas . Ao longo do dia, o mundo caminha rumo a um estilo de vida mais sustentável.
    O plantio das árvores não é um evento isolado. As árvores serão cuidadas e seu crescimento será acompanhado no futuro também. O plantio será registrado e as experiências compartilhadas.
    Você pode ajudar a divulgar?
    Mais informações: http://www.enotreeday.net/
    Rosa.Sousant@enoprogramme.org
    maonaterra.blogspot.com

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  2. Suas dicas para o ensino de ciências nas séries iniciais foram importantes.

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  3. Parabéns pela iniciativa de compartilhar tais informações!!

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  4. OLÁ! QUAL É A FONTE DESTE TRABALHO? É O PCN?

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