domingo, 4 de abril de 2010

A MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO

A criança tem contato com a matemática, desde pequenina, quando faz a contagem de brinquedos, desenhos (representações) de espaço e objetos, classificação de seus brinquedos e como e onde guardá-los. A escola assume um papel de fazer o elo entre a sua cultura desenvolvida no seio familiar e a cultura escolar.


A abordagem matemática, valoriza a construção do conhecimento matemático, as brincadeiras infantis, os jogos, as experimentações, introduzindo a criança ao pensar matemático.

A matemática produz modelos de diversas situações, incluindo as práticas sociais e de outras áreas do conhecimento.

Competências

• Identificar as relações e conceitos matemáticos.

• Usar o raciocínio matemático para a compreensão do mundo que o cerca.

• Avaliar os resultados obtidos na solução de situações problemas.

• No campo da informação, o desafio é organizar e classificar dados a partir de critérios.

• A interação de grandezas e medidas até o trabalho com grandezas mais complexas, como a velocidade.

• Envolver os alunos com situações que dêem significado aos números e às operações.

• Capacidade de contar coleções, comparar e quantificar grandezas e realizar codificações.

• O pensamento geométrico surge da interação espacial com os objetos e movimentos no mundo físico e desenvolver-se por meio das competências de localização, visualização, representação e construção de figuras.



Os recursos didáticos para o ensino de matemática

Materiais didáticos de manipulação:

• Material dourado: utilizado para auxiliar a criança a entender no registro numérico, a idéia dos agrupamentos (base 10) e trocas.

• Jogos e brinquedos; exploram conhecimentos matemáticos em contextos próprios do mundo infantil.

• Livros de histórias infantis; onde a criança é chamada a intervir, dar opiniões, antecipar o que vai acontecer utilizar a sua criatividade, propondo novos finais e a obra pode ser aproveitada para o aluno identificar conceitos e discutir procedimentos matemáticos. Após ler a história, o professor poderá supor situações do cotidiano escolar em que escolha e decisão dependam da coleta, organização e tratamento de dados. Com livros de experimentos, teremos a oportunidade de propor a organização dos resultados dos experimentos em tabelas e gráficos para uma melhor observação dos resultados.

• O sistema de numeração decimal é contemplado e está incluído em obras com situações em que as operações adquirem sentido.

• Interação espacial com os objetos e os movimentos no mundo físico, desenvolvendo por meio de competências de localização, visualização, representação e construção das figuras.

• Observar figuras nas superfícies dos objetos do mundo físico.

• Enfocar a atribuição de significados aos conteúdos matemáticos, destacamos a contextualização e a interdisciplinariedade. Muitas obras trazem situações que articulem naturalmente os conceitos e procedimentos matemáticos com o conhecimento de outras áreas.



SITES INTERESSANTES

Matemática - ICMC/USP


Curso de Matemática para professores de 1ª a 4ª série. São cinco módulos que enfocam desde o surgimento dos números até as operações com frações. Além de textos teóricos, há várias sugestões de exercícios.



Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM) - IME/USP


Lista de cursos, oficinas, publicações e links sobre Matemática.



A mágia dos números


Jogos matemáticos de raciocínio e lógica, excelentes para serem utilizados como motivação.






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