quinta-feira, 8 de abril de 2010

ENSINAR HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL? PRA QUÊ?

História é vida, não vida biológica, pura e simples, mas num sentido social; pensar, agir, sentir. Vida, neste sentido, é história e viver conseqüentemente é construir história.

História e conhecimento, sobre parte de nossa vida,ou do que lembramos ou do que resistiu ao tempo, como uma foto, um vídeo, documentos de registros gráficos.

A palavra história pode ser entendida como o conhecimento sobre nossa própria vida, configurado em narrativa histórica, concebido dentro de regras da história ciência ou de história disciplina escolar.

O ensino de história se faz importante para a formação do cidadão, pois as crianças compreendem o passado a partir das referências do presente e fazem uma projeção para o futuro.

Assim, tão importante quanto estudar conceitos, como colônia, escravidão e comunicação é fundamental fazer com que a criança se desenvolva, por exemplo, a noção de tempo cronológico. Ele precisa vivenciar a duração e o ritmo de uma determinada ação, compreender a diferença entre 3 séculos (os tempos coloniais) e 3 meses (o tempo que o separa das próximas férias).

Objetivos e habilidades prioritárias para a história nos anos iniciais

Partindo da idéia de que o conhecimento histórico nos dá a conhecer o nosso passado, construímos nossas identidades presentes e decidimos como agir. Essas decisões, sejam sobre as representações que fazemos a nós mesmos e dos que nos cercam, sejam sobre os caminhos que queremos trilhar, individual e coletivamente, são mediadas por informações fornecidas pelo conhecimento histórico, principalmente no interior da escola.

 Conhecer / Construir: conceitos de tempo, espaço, passado, história, fonte e interpretação, que viabilizem a compreensão dos atos, pensamentos e sentimentos dos homens através do tempo.

 Reconhecer / comparar / relacionar: semelhanças e diferenças, permanência, transformações, relações sociais, culturais e econômicas e modo de vida.

 Fazer uso: de instrumento de busca, de fontes de informação e de ferramentas de veiculação da informação em diferentes gêneros e suportes.

 Criticar (atribuir valor): ações individuais e coletivas de grande significado social.



Recursos didáticos

O professor não é uma voz para transmissão de informações, mas ele tem aliados como atividades técnicas, linguagem e vários recursos onde se processam a transmissão do conhecimento. O ensino de história é contínuo e se faz necessário atualizações de fontes, pesquisas, livros etc. Para isso temos, revistas, manuais, dicionários e a própria TIC’s.

A satisfação do aluno, o interesse, a auto-experimentação, o prazer da descoberta, o respeito aos conhecimentos prévios e as singularidades sócio culturais dos alunos, por exemplo, são noções pedagógicas bastante conhecidas que estimulam e orientam o emprego de variados recursos didáticos.

Sites

Departamento do Patrimônio Histórico - DPH


http://www.prodam.sp.gov.br/dph/

Um passeio virtual pelo Centro Histórico da cidade de São Paulo. Estão disponíveis fotos do início do século 20, que integram o Arquivo Histórico Municipal Washington Luís, do projeto "Casa da Memória Paulistana".

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/index-b.jhtm
 
http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular/noticias/10-sites-estudar-humanidades-490217.shtml
 
http://www.miniweb.com.br/Historia/sitesdehistoria.html
 
http://www.miniweb.com.br/
 
http://www.techs.com.br/meimei/historias/historia61.htm
 
http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/paisagens-campo-cidade-olhares-427054.shtml

17 comentários:

  1. A disciplina de História deve ocupar um papel importante na grade curricular.
    O professor deve ter uma postura pro ativa no sentido quebrar o paradigma no sentido valorizar a disciplina retirando o titulo de decoreba.
    É extremamente salutar o professor relatar um fato histórico contextualizando com o presente, pois muitas mazelas sociais estão relacionadas a fatos que aconteceram no passado. Por exemplo, modelo agrário adotado em nosso país como as capitanias hereditárias, se reflete diretamente nas bandeiras de lutas dos movimentos sociais como o MST e outros. O professor deve ter compromisso social para com seu alunos transformando – os em cidadãos críticos conscientes de seus direitos e deveres, só assim teremos uma sociedade mais justa e menos desigual.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do trabalho de vocês.Sou graduanda em pedagogia e estou fazendo um trabalho de hitória e preciso conhecer,buscar mais para realizar o mesmo.

    ResponderExcluir
  3. eu sou estudante acadêmico da Universidade do Sagrado Coração - USC, to cursando história e estava pesquisando sobre como trabalhar com blog educativo, sua idéia é excelente adorei.

    ResponderExcluir
  4. sou professora do ensino fundamental I e tenho muita dificuldade em trabalhar com historia. Nossa !! Como é chato!!!! Seu blog me motivou mais

    ResponderExcluir
  5. adorei seu blog me ajudou muito!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns você tem um trabalho maravilhoso que mim ajudou a esclarecer as minhas duvidas.
    Pois estou cursando o 5° periodo de pedagogia e estava presizando de ideias novas para o meu trabalho.
    Grata:GG

    ResponderExcluir
  7. gostaria que voce me enviasse algumas tecnicas de ensino dos anos iniciais estou cursando o terceiro periodo de pedagogia e estou com muitas dificuldades.

    ResponderExcluir
  8. infelezmente isso não é o que vemos na escolas de fund. I, os alunos vão para o 6° ano sem entender "o que é história", adorei o blog pois tô me formando pedagoga e não quero ser mais uma professora que não consegue ensinar história! bjão Ana Lúcia

    ResponderExcluir
  9. Também preciso de estímulo no que se refere a matéria HIstória. vocês podem me mandar algo pra melhorar minhas aulas dessa matéria? Fico grata desde já! Leciono no 3º ano. E-mail: leuzasix@hotmail.com
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. gostei, mi ajudou a encontrar novas metas para trabalhar com meus alunos,em alguins momentos sinto bastante difulcadades.

    ResponderExcluir
  11. Estou fazendo um trabalho para meu TCC, se puder me indicar nomes de livros que tratam do ensino da história nas séries iniciais do ensino fundamental agradeceria sua ajuda. Favor enviar para esse e-mail:anadarkino@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. EU tambem estou iniciando meu TCC, é sobre Historia nas séries inicias do Ensino Fundamental, preciso muito de ajuda. Por favor se poder me ajudar meu e-mail é cissasd@hotmail.com. Desde já agradeço.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  13. Adorei bem interessante ... mim ajudou bastante na minha pesquisa... obrigada

    ResponderExcluir
  14. Parabéns!!
    A visão apresentada sobre o ensino de História é bem real.Isso mesmo ,ensinar História nao é robotizar os alunos,é fazer com que esses tenham capacidade de raciocinar e saibam analisar os fatos,relacionando-os ao periodo estudado.
    Se tiveres algum material de como ensinar História envie-me,desde ja agradeço.Pois sou professora de História dos 6º aos 9º anos.
    linhares_francisca@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  15. olá, gostei do blog, estou querendo fazer meu tcc sobre o ensino de história nas séries iniciais do ensino fundamental.
    Por favor, me enviem dicas de algum livro ou artigo para eu embasar meu trabalho.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Olá, boa tarde!!
    Tenho um filha de 11 que está no 6° ano, e ela me pediu um presente muito inusitado do dia das Crianças "Um livro de Historia"..ela desde de muito pequena gosta de Leitura e diz amar essa mateira...poderia me indicar alguns títulos.
    Agradeço e aguardo um retorno no e-mail linagasparlima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Sou estudante de pedagogia , estou cursando a disciplina Fundamentos e metodologia do ensino de história, estou fazendo uma pesquisa qual deve ser o perfil do professor de história dos (as) series iniciais?

    ResponderExcluir

Comentários, sejam bem vindos.