Apesar de todos os avanços
tecnológicos, a sala de aula, ainda hoje, é um espaço de combinação de
atividades entre professor e aluno, caracterizando assim o processo
ensino-aprendizagem. Segundo Moran,2008 a escola precisa partir da onde o aluno está suas curiosidades e construir um
currículo que faça sentido na sua vida.
A
sala de aula, ao longo dos anos, foi deixando de ser reprodutora de conteúdos,
onde só o professor “recitava” e o aluno “entendia” e está passando a ser um
modelo de comunicação emergente, constante, focada na interatividade, ou seja,
no diálogo. Segundo SILVA, 2010 a interatividade não é apenas fruto de uma
tecnicidade informática, mas um processo em curso de reconfiguração das
comunicações humanas em toda a sua amplitude. Na nossa estrutura educacional,
não temos uma sala de aula interativa na sua totalidade, mas o aluno que a frequenta
pede uma nova aprendizagem. A aprendizagem tradicional deixa de ser focada no
professor e passa a ser focada no aluno. Aqui ele nos mostra um conceito de
interatividade como uma reinvenção da sala de aula em uma prática
comunicacional entre os três eixos inter laçados: Aluno Currículo
A
sala de aula tem de ser redefinida como um espaço para informações, para debates,
organização de projetos, tornando se espaços de pesquisa, de comunicação online
ou intercomunicação. Esse espírito crítico que domina a sociedade de
informação, também precisa estar presente na sala de aula, para que não se
continue mantendo um diálogo surdo entre Educação e Comunicação. Os alunos se
apresentam como novos espectadores,
onde aprendem a manipular imagens através das múltiplas intervenções do
interlocutor.
Para
(ABTE,1982, pg17), a tecnologia educacional fundamenta-se em uma opção
filosófica, centrada no desenvolvimento integral do homem, inserido na dinâmica
da transformação social: concretizam-se pela aplicação de novas teorias,
princípios, conceitos e técnicas, num esforço permanente de renovação da
educação.
Para (Pocho, 2011) a tecnologia é
apresentada não como objeto de consumo, mas sim como uma possibilidade
educativa. A presença da tecnologia no nosso dia a dia é de fácil constatação,
pois ao olhar a nossa volta, veremos a TV, o MP3, o rádio, o quadro negro, o
livro. Mesmo com todo esse aparato, a tecnologia ainda não chegou à grande
maioria das escolas. Aqui ela relaciona os dois tipos de tecnologias: tecnologias
independentes
são as que não dependem de recursos elétricos ou eletrônicos para a sua
produção e/ou utilização. Como por exemplo, o próprio livro didático.
Tecnologias dependentes
são as que dependem de um ou vários recursos elétricos ou eletrônicos para
serem produzidas e/ou utilizadas. Como por exemplo, a Internet.
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